UE e EUA disputam mercado de US$ 59 bilhões ao ano no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 14/08/2019 08h09
Agência EFEExcluindo importações de baixo valor, a disputa é por um ambiente com 906 produtos

A União Europeia e os Estados Unidos disputam mercado de US$ 59 bilhões ao ano no Brasil. É o que aponta estudo divulgado nesta terça-feira (13) pela Câmara Norte-Americana de Comércio. Excluindo importações de baixo valor, a disputa é por um ambiente com 906 produtos.

Os dados indicam que o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia deve ampliar uma vantagem já existente do bloco sobre as exportações norte-americanas.

O vice-presidente executivo da Amcham, Abrão Árabe Neto, destaca outros acordos que estão sendo negociados pelo governo brasileiro. “Com outros países europeus, como Suíça, Noruega e Islândia, também com Canadá, Coreia do Sul, Cingapura. O objetivo do governo brasileiro é concluir todas essas negociações até o final de 2020.”

Abrão Árabe Neto espera que as boas relações entre o presidente norte-americano Donald Trump e o mandatário brasileiro Jair Bolsonaro levem ao início de negociações para um acordo de livre comércio com o Mercosul.

De acordo com a Amcham, dentro de um universo de quase 6 mil produtos, a União Europeia possui fatia de 55% enquanto os Estados Unidos detêm parcela de 45%.

*Com informações do repórter Matheus Meirelles