Jovem Pan
Publicidade

Um em cada quatro alimentos brasileiros possui agrotóxicos acima do limite ou proibidos, diz Anvisa

Anvisa fez alerta para alta concentração de agrotóxicos nos produtos de origem vegetal

A Anvisa (Agência Nacional de Saúde) encontrou resíduos de agrotóxicos acima do limite permitido ou até mesmo proibidos no Brasil em 23% dos alimentos analisados. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (10), pela agência e fazem parte do Para (Programa de Avaliação de Resíduos de Agrotóxicos).

Publicidade
Publicidade

Desses 23%, cerca de 17% tinham resíduos de agrotóxicos proibidos para aquele tipo de alimento. Em 2% da amostra havia ingredientes acima do limite permitido, e, 0,5%, ingredientes proibidos em todo o Brasil.

Segundo a diretora da Anvisa, Alessandra Soares, essas informações são importantes para os consumidores e para o setor agropecuário brasileiros. “Nós temos consumidores mais conscientes, mais responsáveis, que nos cobram mais, nos provocam mais, então isso é importante. Quer dizer, estamos entregando informação suficiente para o consumidor e estamos conduzindo de uma forma também muito responsável a questão de como o setor produtivo lida com esse assunto, que é tão delicado e sensível”, disse.

A Anvisa analisou 4.600 amostras de 14 tipos de legumes, cereais e frutas, como beterraba, arroz e laranja. De acordo com a agência, esses alimentos analisados representam 30% daqueles de origem vegetal consumidos pela população brasileira. Eles foram coletados em supermercados de 77 cidades de todo o Brasil, exceto no Paraná, que não participa do programa Para desde 2017.

A análise ocorreu entre 2017 e 2018 e detectou 122 tipos de agrotóxicos do total de 270 pesquisados. Esse foi o primeiro de três ciclos de monitoramento do Plano Plurianual, que vai até o ano que vem.

Em relação aos consumidores, a Anvisa orienta que sejam priorizados os alimentos rotulados com a identificação dos produtores. Isso contribui para que eles se comprometam com a qualidade dos produtos.

Também é importante lavar os alimentos com água corrente, bucha ou escovinha que que sejam usadas apenas para essa finalidade, o que ajuda na redução dos resíduos de agrotóxicos presentes no exterior dos alimentos, como nas cascas.

*Com informações da repórter Nicole Fusco

Publicidade
Publicidade