Reforma da Previdência vai se colocar cedo ou tarde, diz economista

  • Por Jovem Pan
  • 04/12/2017 15h29 - Atualizado em 04/12/2017 16h38
  • BlueSky
Divulgação "O quadro geral é ter uma retomada do consumo no ano que vem", destacou

Em entrevista ao Jornal Jovem Pan nesta segunda-feira (4) a economista Thais Zara, da Rosemberg & Associados, disse que “a reforma da Previdência vai se colocar cedo ou tarde”, disse a economista.

“Se nós tivermos uma solução, ainda que menor que a inicialmente proposta, já neste ano, vamos entrar no processo eleitoral com uma certa tranquilidade. Se não tiver nada aprovado esse ano, vai ficar uma carga muito grande para o presidente que será eleito no ano que vem para realizar uma série de ajustes a partir de 2019. Em 2019 de fato a gente vai ter que enfrentar a reforma da Previdência”, avaliou.

A depender das propostas que os candidatos vão apresentar, poderá haver uma oscilação da confiança do mercado, disse.

“Mas o quadro geral é ter uma retomada do consumo no ano que vem, melhora na massa salarial, emprego, crédito, tudo muito lentamente, mas já começamos a ter esse registro”, disse. Já o investimento deve demorar para retomar, avalia.

Zara avalia que as expectativas para os índices de inflação diminuam nas próximas semanas. Porém, ela destaca que a mudança recente na bandeira tarifária pode pesar. “Precisamos desses ajustes na bandeira tarifária para adequar o consumo às mudanças no reservatório, sinalizando ao consumidor que a energia está mais cara em sua origem”.

Assista e ouça a entrevista completa:

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.