Temer convoca reunião com ministros para discutir taxação dos combustíveis
As seguidas altas nos preços dos combustíveis parecem ter irritado Michel Temer. O presidente da República cobrou explicações e convocou uma reunião com a equipe ministerial para discutir a sobretaxação. A partir das 18h desta segunda-feira, Temer vai ouvir os ministros da Fazenda, Planejamento, Casa Civil, Minas e Energia, além do secretário da Receita Federal.
A avaliação do Planalto é que é preciso tomar uma atitude contra a subida acentuada nos preços. O governo chegou a anunciar que o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica ) investigaria a alta. O principal questionamento é: por que a redução do preço não chega nas bombas e consequentemente não é repassada ao consumidor final? Apesar de entender que a nova política de preços da Petrobras não é incorreta.
Já a Petrobras alega que o entrave está na cobrança de impostos de estados e municípios. Por isso, Temer estuda ainda reduzir o PIS/Cofins dos combustíveis dos estados. No entanto, a Petrobras alega que a taxação está atrelada ao mercado internacional.
Inclusive, nesta terça-feira (22), está previsto novo aumento de 0,97% no diesel e 0,9% na gasolina. A segunda-feira também foi marcada pelo protesto de caminhoneiros contra o preço do diesel em 13 estados.
*Com informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.