Empreender é pra todo mundo? Jurados do Shark Tank Brasil respondem

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2019 12h10
Jovem PanCaito Maia e José Carlos Semenzato foram os convidados do Morning Show nesta quinta (3)

Quando o assunto é empreendedorismo, os convidados do Morning Show desta quinta-feira (3) são especialistas: Caito Maia é criador da Chilli Beans e José Carlos Semenzato, diretor da SMZTO e especialista no setor de franquias. Os dois são jurados do reality Shark Tank Brasil, do Canal Sony, que está na quarta temporada e tem como missão ajudar novos empresários no mar de aventuras dos negócios.

Maia é categórico ao afirmar que sim, empreender é pra todo mundo, mas é essencial ter a veia empreendedora para a coisa fluir.

“Tem pessoas que têm veia de empreendedorismo e isso é muito bom. Mas a pessoa que não tem, também é muito bom porque o empreendedor precisa desse cara pro time. Se você não for o cara pra ser o dono de uma empresa não tem problema; o dono da empresa vai precisar de você pra trabalhar com ele e isso faz parte para tudo funcionar”, explicou.

Semenzato, também fundador da Microlins, contou que recebe mensagens de muitos ex-alunos contando que o pontapé inicial no empreendedorismo foi dado lá atrás com um curso profissionalizante.

“A veia empreendedora do brasileiro existe desde sempre e acho que ela também é motivada pela necessidade, não apenas pela oportunidade de empreender.”

Semenzato ainda aconselha que franquias são uma grande porta de entrada para quem quer começar o próprio negócio. “Você não precisa ser empreendedor porque criou uma ideia. Se pode empreender administrando, por exemplo, cinco lojas franqueadas, seja do ramo que for.”