Quais profissões vão ser substituídas por robôs? Especialistas respondem

  • Por Jovem Pan
  • 22/05/2019 13h59
  • BlueSky
Jovem Pan Atila Iamarino e Tiago Mattos foram os convidados do Pânico nesta quarta-feira (22)

Pânico desta quarta-feira (22) recebeu o biólogo Atila Iamarino e o futurista Tiago Mattos para discutir o impacto da tecnologia na vida das pessoas. Os especialistas falaram sobre inteligência artificial e privacidade na internet, entre outros assuntos.

Um dos temas que mais geram dúvidas e fascinação em todo mundo é a inteligência artificial. Enquanto muita gente acha incrível o avanço tecnológico, outros têm medo de perder o emprego para as máquinas. “Tem empregos que máquinas tomam, e nessa o Brasil rodou bonito”, admitiu Atila. “Essa fase da revolução industrial o Brasil perdeu.”

Para Tiago Mattos, algumas profissões têm menos chances de ser substituídas pela inteligência artificial. “Profissões como engenheiro, arquiteto, jornalista e professor têm poucas chances de acabar por causa da inteligência artificial”, afirmou, mas ressaltando que a tecnologia vai ajudar a mudar essas áreas.

Os especialistas ainda reforçaram que o uso de tecnologia na área de trabalho não é algo novo. “Automação é antiga. Antigamente tinha pessoas para acender as lamparinas na rua”, lembrou Mattos.

Redes sociais

Outro assunto que causa calafrios em todo mundo que usa a internet é a privacidade, especialmente nas redes sociais. E as pessoas de fato têm motivos para se preocupar: o Facebook sabe muito mais sobre você do que muitos amigos.

Atila explicou como a rede social funciona. “Com 10 curtidas, no máximo, o Facebook já sabe mais sobre seu gosto do que as pessoas que trabalham com você”, disse. “Com 300 curtidas, ele consegue prever seu gosto melhor que seu cônjuge.”

Os cientistas ainda contaram que as redes sociais conseguem até analisar o seu estado de espírito enquanto você as usa. “Só com dados públicos eu já sei se você está feliz ou triste”, contou Atila.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.