Jovem Pan
Publicidade

Sistema penitenciário: apenas um Estado não registrou casos de homicídio em 2016

Facções criminais cariocas presas no presídio de segurança máxima de Bangu 1

Em meio ao caos no sistema penitenciário, somente um Estado não registrou casos de homicídios em 2016. O Espírito Santo é o único Estado do País onde nenhum detento foi assassinado no sistema prisional em 2016.

Publicidade
Publicidade

O Estado destoa da realidade brasileira, que convive com a morte de um preso por dia.

Levantamento feito com base em dados dos governos estaduais aponta que morreram no ano passado pelo menos 372 pessoas dentro das cadeias.

O ranking é liderado pelos Estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, todos na região Nordeste do País.

O Amazonas, palco da tragédia do último fim de semana, tinha registrado dez mortes de presos ao longo de todo o ano passado.

O secretário de Justiça do Espírito Santo, Wallace Pontes, explicou porque o Estado não registra nenhuma morte nas unidades prisionais há dois anos. “As rebeliões tem em sua essência um ambiente prisional onde a legislação não é executada plenamente. Se você tiver um sistema onde você oferece saúde, educação, alimentação, qualificação profissional, que você atenda os comandos legais, a tendência é que o sistema fique mais pacificado”, disse.

A última rebelião em uma unidade prisional no Espírito Santo foi registrada no ano de 2013.

O Estado possui 19. 600 presos espalhados em 35 presídios, com um déficit de 5.700 vagas.

O secretário Wallace Pontes ressaltaou que além da criação de mais unidades, é necessário se qualificar as prisões. “A solução não passa exclusivamente pela ampliação do número de vagas. É preciso que se qualifique a entrada e saída dentro do sistema prisional”, afirmou.

Wallace Pontes entende que a responsabilidade do Estado com o preso continua mesmo depois que ele deixa a cadeia com a qualificação do egresso.

*Informações do repórter Anderson Costa

Publicidade
Publicidade