Rio Grande do Sul chega a 78 mortos e 334 municípios afetados

Chuvas atingiram mais da metade dos municípios do estado e mais de 80 mil moradores estão desalojados, segundo a defesa civil

  • Por Luisa Cardoso
  • 05/05/2024 09h52 - Atualizado em 06/05/2024 12h32
Reprodução/EFE Rio Grande do Sul O total de feridos subiu para 155

O número de vítimas em razão das fortes chuvas, que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde a semana anterior, subiu para 78. O novo balanço atualizado foi divulgado pelo Defesa Civil na noite deste domingo (5). Há quatro em investigação para determinar se, de fato, foram causadas pelas chuvas e 105 desaparecidos. Os temporais já afetam 334 dos 497 municípios. Mais de 134 mil moradores estão desalojados. No relatório publicado no início da noite do sábado (4), o número de mortes confirmadas era de 55. O total de feridos subiu para 175.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Cerca de 157 mil pontos atendidos pela CEEE Equatorial estão sem energia elétrica, enquanto 264 mil pontos da RGE Sul também estão sem luz. A Corsan, responsável pelo abastecimento de água, não informou a atualização dos seus números. Os temporais também afetaram o serviço de telefonia em várias cidades. A TIM informou que 46 municípios estão sem serviços de telefone e internet. O problema atinge a Vivo em 45 municípios, e a Claro em 24. As chuvas que atingem o estado provocaram danos significativos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste domingo (5), 113 trechos em 61 rodovias estão com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes, conforme atualização das 9h. Durante entrevista coletiva realizada no sábado, o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que o estado precisará de um “Plano Marshall” para reconstrução das áreas destruídas.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.