Coronavírus fez intenção de consumo das famílias cair 2,5% em abril
A pandemia do novo coronavírus reduziu a propensão de consumidores às compras em abril, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) recuou 2,5% na passagem de março para abril, saindo de 99,9 pontos para 95,6 pontos no período, na zona de insatisfação.
Na comparação com abril de 2019, o ICF caiu 0,6% em abril de 2020.
A coleta do ICF foi a primeira realizada após o início da explosão da Covid-19 no Brasil, se estendendo de 20 de março a 5 de abril.
Em relação a março, o único componente do indicador com avanço em abril foi o que avalia o Acesso ao crédito (0,7%). O item Perspectiva profissional registrou estabilidade (0,0%). Todos os demais recuaram: Emprego atual (-2,9%), Renda atual (-2,1%), Nível de consumo atual (-2,4%), Perspectiva de consumo (-5,5%) e Momento para aquisição de bens de consumo duráveis (-5,9%).
“Houve uma queda acentuada na percepção do momento de compra de duráveis, como eletrodomésticos, eletrônicos, carros e imóveis”, ressaltou a economista da CNC responsável pelo estudo, Catarina Carneiro da Silva.
A parcela de consumidores que acreditam ser um momento negativo para compras de bens duráveis alcançou 60,7% em abril.
Quanto à piora na perspectiva de consumo, 39,5% das famílias acreditam que consumirão menos nos próximos três meses.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Macroeconomia
Lula rebate críticas sobre falta de responsabilidade fiscal: ‘Pobres não pagarão conta’
O presidente também declarou que o superávit nas contas públicas deste ano, de 2,8% do PIB, não foi o que o mercado quer, mas sim o que o governo federal conseguiu fazer
- Governo publica MP que define regras de transição para o ‘imposto do pecado’ Agência Brasil · há 2 dias
- CNC aciona STF para adiar fim da escala 6×1 Estadão Conteúdo · há 3 dias
- Cotado para Fazenda, Fonteles reduziu dívida no Piauí, mas teve déficit em metade dos anos Estadão Conteúdo · há 6 dias
- BC decreta liquidação extrajudicial da Credipaiva por grave violação de normas Estadão Conteúdo · há 3 semanas