Greta Thunberg é ‘pirralha’, diz Bolsonaro sobre assassinato de indígenas no MA
Questionado sobre o assassinato de dois indígenas no Maranhão, o presidente Jair Bolsonaro respondeu que a ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, é uma “pirralha”.
“Qual o nome daquela menina lá, lá de fora? Tabata, como é? Greta. Já falou que índios estão morrendo porque estão defendendo a Amazônia. Impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí, uma pirralha”, disse Bolsonaro em frente ao Palácio da Alvorada.
Um dos principais nomes na articulação contra os efeitos das mudanças climáticas, a ativista sueca afirmou no domingo, dia 8, que os povos indígenas do Brasil estão sendo assassinados por proteger as florestas.
“Os povos indígenas estão sendo literalmente assassinados por tentar proteger as florestas do desmatamento. Repetidamente. É vergonhoso que o mundo permaneça calado sobre isso”, escreveu Greta, que compartilhou nas redes sociais uma notícia da Al Jazeera sobre as mortes no Brasil.
Bolsonaro afirmou que “qualquer morte” preocupa o governo. E que é contra crimes ambientais. “Preocupa. Qualquer morte preocupa. Temos de cumprir a lei. Somos contra desmatamento ilegal, somos contra queimada ilegal. Tudo o que for contra a lei, somos contra”, afirmou Bolsonaro.
Força Nacional
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou na segunda-feira (9) o uso da Força Nacional de Segurança Pública para atuar na Terra Indígena Cana Brava Guajajara, no Maranhão, onde dois índios foram assassinados no último fim de semana após ataques a tiros – outros dois ficaram feridos.
O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (10) traz a Portaria do Ministério da Justiça que autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Funai na Terra Indígena.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Política
Flávio diz que usará imagem do pai na campanha dentro dos limites da lei
Candidato à Presidência também voltou a fazer críticas ao ministro Alexandre de Moraes
- MP denuncia médica após morte de seis crianças em UTI em hospital do PR Estadão Conteúdo · há 52 minutos
- Quem são os mortos em acidente entre micro-ônibus e caminhão no Paraná Jovem Pan · há 2 horas
- MP denuncia homem que matou ex e cachorro em mercado de São Paulo Jovem Pan · há 3 horas
- Ciclone extratropical favorece tempestade no Rio Grande do Sul Agência Brasil · há 5 horas