Relatório da CPI do BNDES chega às mãos do procurador Augusto Aras
O procurador-geral da República, Augusto Aras, recebeu nesta terça-feira (20) de parlamentares o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara que apurou irregularidades no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O documento foi entregue pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), que presidiu a CPI, e por outros integrantes do colegiado. Segundo a PGR, o relatório será agora encaminhado aos setores competentes do Ministério Público Federal (MPF), que deverão analisar as medidas cabíveis.
O relatório foi aprovado em 22 de outubro e pede o indiciamento de 52 pessoas, entre ex-ministros da Fazenda, como Guido Mantega e Antônio Palocci, ex-presidentes e ex-diretores do BNDES e executivos de empresas como Odebrecht e JBS, que teriam feito operações suspeitas com o banco.
A lista de indiciamentos chegou a contar com os nomes dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, mas a inclusão deles no rol de suspeitos acabou sendo derrotada na votação do relatório final da CPI. Outras nove pessoas também tiveram seus nomes retirados.
Segundo o documento, a comissão encontrou indícios de crimes de corrupção e formação de quadrilha no âmbito do banco, em operações para internacionalização e o financiamento de obras no exterior de grandes empresas como a JBS.
À época da aprovação do relatório, a holding J&F, controladora do frigorífico JBS, divulgou nota em que diz que “a empresa e seus acionistas colaboram com a Justiça”.
É a terceira CPI do BNDES realizada no Congresso – duas na Câmara e uma no Senado –, sendo que nas duas primeiras ninguém foi indiciado.
*Com informações da Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Brasil
Justiça suspende demissões em massa de trabalhadores das Casas Bahia
Decisão foi motivada por um pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) para barrar as dispensas
- Latam confirma vazamento de dados de parcela dos clientes Jovem Pan · há 9 horas
- MP denuncia médica após morte de seis crianças em UTI em hospital do PR Estadão Conteúdo · há 13 horas
- Quem são os mortos em acidente entre micro-ônibus e caminhão no Paraná Jovem Pan · há 14 horas
- MP denuncia homem que matou ex e cachorro em mercado de São Paulo Jovem Pan · há 15 horas