Festival de Gramado anuncia filmes, homenageados e mudança no formato após enchentes no RS
O ator Matheus Nachtergaele será homenageado com o troféu Oscarito e o cineasta Jorge Furtado com o troféu Eduardo Abelin; devido a limitações da malha aérea, documentários e curtas não terão exibição presencial
O Festival de Gramado, que ocorre entre os dias 9 e 17 de agosto, divulgou na terça-feira (9), os filmes concorrentes e as modificações de formato do festival, causadas pela catástrofe climática no Rio Grande do Sul. Devido a limitações da malha aérea, com o aeroporto de Porto Alegre, Salgado Filho, ainda fechado, os documentários e curtas brasileiros não terão exibição presencial (serão exibidos pelo Canal Brasil ao longo do evento). Foram divulgados, também, os concorrentes das mostras gaúchas (longas e curtas) e os longas nacionais em competição – todos estes serão exibidos na tela do Palácio dos Festivais, em Gramado. Foram confirmados, ainda, os filmes de abertura e encerramento do festival: “Motel Destino”, de Karin Aïnouz, e “Virgínia e Adelaide”, de Jorge Furtado.
Confira concorrentes e homenageados
Sete filmes concorrem entre os longas-metragens brasileiros: “Barba Ensopada de Sangue”, de Aly Muritiba; “Cidade, Campo”, de Juliana Rojas; “Estômago 2 – O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge; “Filhos do Mangue”, de Eliane Caffé; “O Clube das Mulheres de Negócios”, de Anna Muylaert; “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi; e “Pasárgada”, de Dira Paes, que também atua na produção. As homenagens também estão definidas: o troféu Oscarito vai para o ator Matheus Nachtergaele; o troféu Eduardo Abelin, para o cineasta Jorge Furtado; e o Kikito de Cristal, para a produtora alemã Mariete Rissenbeek.
Publicado por Carolina Ferreira
*Com informações do Estadão Conteúdo
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.