Rebeldes sequestram 20 pessoas na República Democrática do Congo; dez são crianças
Rebeldes de Uganda sequestraram pelo menos 20 pessoas, entre elas dez crianças, no nordeste da República Democrática do Congo, que confirmou a informação nesta terça-feira (6). Os rebeldes fazem parte das Forças Democráticas Aliadas, grupo armado envolvido em conflitos da região.
De acordo com o líder comunitário de Beni – cidade do Congo –, Kizito Bin Hangi, o sequestro aconteceu na segunda (5), na província de Kivu do Norte. O grupo rebelde foi criado em 1996 e tem se expandido com discurso de unir povos em uma nação islâmica.
“Exigimos que seja tomada alguma medida para libertar os menores e os outros sequestrados”, afirmou o ativista Hangi, além de destacar que a segurança no território de Beni ainda é frágil e que “os sequestradores não estão sendo perseguidos”.
Também na segunda-feira, uma base das Forças Armadas do Congo foi atacada e incendiada por homens armados ainda não identificados. Com a análise do “modus operandi” dos criminosos, o governo já teria associado a ação às Forças Democráticas Aliadas.
A República Democrática do Congo, especialmente a região nordeste do país, está há anos imersa em um longo conflito alimentado pela presença de dezenas de grupos armados rebeldes, apesar da atividade do exército e de missão da Organização das Nações Unidas (ONU) na região.
*Com informações da Agência EFE
continue lendo
Mundo
Furacão se aproxima dos Estados Unidos e causa tempestades e rajadas de vento
Esse é o primeiro furacão da temporada no Atlântico, e chega mais tarde do que o habitual, devido ao fenômeno El Niño
- Segundo terremoto de magnitude 6,6 atinge o Panamá Estadão Conteúdo · há 9 horas
- Anistia Internacional repudia transmissão ao vivo de execução de psiquiatra militar nos EUA Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Trump anuncia acordo com Putin para fornecimento de diesel russo Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Forte terremoto de magnitude 7,7 sacode o Panamá; veja vídeos AFP · há 15 horas