Tribunal dos Estados Unidos bloqueia tarifas recíprocas de Trump
Um tribunal dos Estados Unidos especializado em comércio internacional bloqueou nesta quarta-feira (28) as tarifas “recíprocas” de pelo menos 10% que o presidente Donald Trump impôs aos produtos que entram no país, por considerar que apenas o Congresso tem competência para isso. O Tribunal de Comércio Internacional dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês), composto por três juízes, decidiu que o Congresso não delegou poderes “ilimitados” ao presidente na Lei de Poderes Econômicos de Emergência Nacional de 1977 (IEEPA, na sigla em inglês), que Trump invocou para justificar suas tarifas. Segundo o ITC, o presidente não pode invocar a lei de 1977 para “impor uma sobretaxa ilimitada a produtos de praticamente todos os países”.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Trump emitiu decretos em 2 de abril que impõem uma tarifa mínima de 10% a todos os produtos que entram nos Estados Unidos, e de até 50% em função do país de origem. Posteriormente, suspendeu algumas das tarifas mais elevadas para dar espaço à negociação com os governos e blocos de países, como a União Europeia. Os juízes estimam que os decretos de 2 de abril “excedem os poderes outorgados ao presidente em virtude da IEEPA para regular as importações mediante o uso de tarifas aduaneiras”.
Em uma opinião por escrito que acompanha a decisão, um dos juízes considerou que “uma delegação ilimitada de autoridade tarifária constituiria uma cessão indevida do Poder Legislativo para outro ramo do governo”, o que contraria a Constituição americana. “A IEEPA permite ao Presidente adotar as sanções econômicas necessárias em caso de emergência para combater uma ameaça ‘extraordinária e incomum'”, frisou o ITC.
[jp-related-posts ids=”1978659,1978603″]
*Com informações da AFP
Assuntos
continue lendo
Mundo
Trump anuncia ‘guerra econômica’ contra Irã e promete pressionar aliados do país
Presidente republicano classificou o pacote como 'a operação econômica mais esmagadora já tomada contra qualquer país'
- Chanceler do Irã critica pressão econômica dos EUA e cita ‘cortina de fumaça’ Estadão Conteúdo · há 31 minutos
- Dívida pública dos EUA ultrapassa US$ 40 trilhões AFP · há 13 horas
- Trump diz que se reunirá com líder norte-coreano Kim Jong Un este ano AFP · há 16 horas
- Trump diz que não pretende negociar com Irã no momento Jovem Pan* · há 19 horas