Zambelli pode desistir de recurso na Itália e aceitar extradição ao Brasil
A ex-deputada federal Carla Zambelli pode desistir de entrar com recurso na Itália e aceitar a extradição ao Brasil diante de um cenário jurídico cada vez mais desfavorável. A informação é da Marcia Dantas, apresentadora da Jovem Pan.
O marido de Zambelli, o coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, teria alertado à ex-parlamentar que insistir no processo apenas seria mais tempo de prisão e aumento dos custos, sem mudança no desfecho.
No momento, o processo depende apenas da assinatura do ministro da Justiça da Itália, Carlo Nordio, responsável por validar a extradição.
No último dia 26, a Justiça da Itália determinou a extradição da ex-deputada federal. A defesa havia informado à Jovem Pan que recorreria a decisão. Agora, essa medida é vista como de baixo potencial de reversão.
Condenação de Zambelli
Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023. De acordo com as investigações, ela foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra Alexandre de Moraes. O hackeamento foi executado por Walter Delgatti, que também foi condenado e confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar.
Após a fuga para a Itália, o governo brasileiro solicitou a extradição da deputada para o Brasil.
Procurado pela Jovem Pan, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que a embaixada brasileira em Roma foi informada da decisão e ressaltou que ainda cabe recurso antes de uma decisão final do governo italiano. O STF ainda não se manifestou.
Assuntos
continue lendo
Política
TSE recebe 51,4 mil denúncias de propaganda irregular
São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco são os estados com maior número de notificações
- ‘Olham para mim enxergando legado de Jair Bolsonaro com outra postura’, diz Flávio Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Flávio aciona TSE contra chapa Lula-Alckmin, Janja e Margareth Menezes Jovem Pan · há 3 horas
- Líderes católicos vão acelerar contra progressismo, mas não devem declarar apoio a Flávio Misael Mainetti · há 4 horas
- Kassio Nunes Marques envia ofício a Fachin reclamando de interferências no TSE Agência Brasil · há 5 horas