Lula se reúne com Haddad e França nesta quarta para definir chapa em SP
O presidente Lula (PT) vai se reunir com o ex-ministro Márcio França (PSB), em Brasília, em uma tentativa de bater o martelo e definir a chapa que concorrerá ao governo de São Paulo. Segundo integrantes do PT paulista, a previsão é que o encontro ocorra nesta quarta-feira (24) e conte com as presenças de Fernando Haddad (PT), pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes, e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Como mostrou o Estadão, Lula disse a aliados no final do mês passado que gostaria de ver França como vice de Haddad. Inicialmente, o pessebista insistia em ser candidato ao Senado – com Simone Tebet (PSB) confirmada em uma das vagas, ele disputava a segunda com Marina Silva (Rede).
Após Paulo Serra (PSDB) e Kim Kataguiri (Missão) anunciarem a desistência no final de semana que não serão candidatos ao Executivo paulista, França passou a se movimentar para disputar o Bandeirantes.
O principal argumento dele é que, sem uma terceira via em São Paulo, a eleição fica esvaziada e crescem as chances de Tarcísio de Freitas (Republicanos) liquidar a disputa ainda no primeiro turno.
Na avaliação de aliados do ex-ministro, esse cenário tem impacto no projeto nacional da esquerda, uma vez que Lula ficaria sem um aliado disputando o segundo turno no maior colégio eleitoral do país. Além disso, Tarcísio estaria livre para se dedicar à campanha de Flávio Bolsonaro (PL).
Aliados de Haddad, no entanto, contestam esses argumentos e dizem que França tende a atrair eleitores do próprio petista, e não do governador, e poderia contribuir mais para o enfrentamento a Tarcísio ocupando a vaga de vice na chapa do ex-ministro da Fazenda.
Assuntos
continue lendo
Brasil
São Paulo cria mais de 300 mil vagas de emprego em 2026, diz Seade
De janeiro a agosto, estado também registra maior salário médio de admissão do país
- Fachin nega pedido de Flávio para afastar Dino de processos sobre ‘Dark Horse’ Agência Brasil · há 44 minutos
- O que a legislação eleitoral determina sobre a presença de candidatos em eventos privados Jovem Pan* · há 1 hora
- AGU pede apuração da PGR e PF sobre suposto financiamento dos EUA em campanha anti-STF Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Datafolha: Celina Leão sobe para 46% e Leandro Grass tem 22% no DF Jovem Pan · há 1 hora