Brasil assegura duas vagas olímpicas para Los Angeles no vôlei de praia
O vôlei de praia brasileiro garantiu duas vagas olímpicas, uma para cada gênero, aos Jogos de Los Angeles (Estados Unidos), em 2028. Neste domingo (6), o país teve as duplas campeãs masculina e feminina do Torneio Sul-Americano da modalidade, realizado em João Pessoa.
A competição teve início na última quinta-feira (3) e reuniu 32 duplas (16 por gênero). As vagas olímpicas pertencem ao país. Ou seja, cabe à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) definir as duplas que serão beneficiadas em 2028.
Na decisão feminina, a dupla formada por Thâmela e Vic bateu as paraguaias Michelle Valiente e Giuliana Corrales por 2 sets a 0, com parciais de 26/24 e 21/7. As campeãs estão em terceiro no ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB, sigla em inglês), que é liderado por outra parceria brasileira (Carol Solberg e Rebecca).
Entre os homens, a final foi 100% brasileira em João Pessoa. Melhor para André e Renato. A dupla número nove do mundo superou os favoritos Evandro e Arthur Lanci, que estão em terceiro no ranking, por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 23/21.
O Brasil pode ter até duas duplas por gênero classificadas aos Jogos de Los Angeles. A segunda vaga de cada naipe pode ser assegurada ano que vem, em caso de títulos no Campeonato Mundial, que será disputado na Holanda entre os dias 13 e 22 de agosto. Outras possibilidades são o ranking da FIVB e um mini-circuito de três etapas previsto para 2028.
Além do vôlei de praia, o Brasil já garantiu vagas olímpicas em outras duas modalidades. Na ginástica rítmica, o conjunto brasileiro se assegurou em Los Angeles com o bronze na prova geral do Mundial de Frankfurt (Alemanha), em agosto. Já no futebol, a seleção feminina se classificou com o título da Copa América de 2025, disputada no Equador e que teve transmissão da TV Brasil.
Assuntos
continue lendo
Esportes
STJD mantém decisão da CBV que impede Tifanny de jogar a Superliga de vôlei
Com isso, o Tribunal de Justiça do Rio deve oficializar, em breve, a queda da liminar que havia concedido à atleta para que ela pudesse continuar atuando
- Arsenal vence Everton por 2 a 0 e encosta no City na liderança da Premier League Estadão Conteúdo · há 15 horas
- City perde para o Aston Villa por 2 a 1 e sofre primeira derrota na Premier League Estadão Conteúdo · há 19 horas
- Kompany ficará afastado por semanas após desmaiar em treino, diz diretor do Bayern Estadão Conteúdo · há 19 horas
- CBF negocia com clubes e estuda poupar jogadores do Brasileirão na próxima Data Fifa Estadão Conteúdo · há 19 horas