Deputado de Goiás morre em acidente de trânsito durante campanha
O deputado estadual Amilton Filho (MDB), de 46 anos, morreu na madrugada deste sábado (26) após um acidente de trânsito na BR-050, nas proximidades do aeroporto de Cristalina, no entorno do Distrito Federal. O parlamentar, que disputava a reeleição para a Assembleia Legislativa de Goiás, retornava de uma agenda eleitoral quando o veículo em que estava colidiu com uma carreta estacionada.
O acidente ocorreu por volta de 1h30. Três pessoas estavam no carro, mas apenas o deputado morreu no local. Os outros dois ocupantes foram encaminhados para atendimento em hospitais do município. Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde deles.
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (UB), decretou luto oficial de cinco dias e cancelou os compromissos políticos previstos para este sábado.
Em publicação nas redes sociais, Peixoto lamentou a morte do colega. “Recebo com o coração apertado a notícia dessa perda. É difícil encontrar palavras em um momento como esse, especialmente quando se perde alguém tão próximo e querido. Ficam a saudade, as lembranças e a gratidão por todos os momentos compartilhados. Que Deus conforte o coração dos familiares e amigos e nos dê forças para enfrentar essa dor”, escreveu.
Amilton Filho morava em Anápolis e estava em seu segundo mandato como deputado estadual. Nos últimos dois anos, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa. Nas eleições de 2022, recebeu 46.556 votos.
O parlamentar deixa esposa e dois filhos. O velório deve ocorrer em Anápolis, mas os horários ainda não foram definidos.
Trajetória política
Formado em Direito pela UniEvangélica, Amilton Filho iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, chegando a presidir o diretório acadêmico da instituição. Entre 2007 e 2017, atuou como servidor público estadual.
Foi eleito vereador de Anápolis pela primeira vez em 2012, com 2.965 votos, e conquistou a reeleição quatro anos depois. Durante o segundo mandato, presidiu a Câmara Municipal no biênio 2017-2018.
Em 2018, disputou pela primeira vez uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás e foi eleito com 16.486 votos. Quatro anos depois, já filiado ao MDB, conquistou o segundo mandato com 46.556 votos.
Na Assembleia, presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e, posteriormente, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Também integrou as comissões de Educação e de Organização dos Municípios.
Entre as principais pautas de sua atuação parlamentar estavam a geração de empregos e renda, a educação, a saúde e o fortalecimento dos municípios goianos.
Assuntos
continue lendo
Política
Defesa aponta ‘contradição’ de Moraes no caso Master e pede liberdade de Bolsonaro
Advogados alegam falhas em provas digitais e citam declarações do ministro sobre atuação de magistrados em investigações e acesso da defesa a materiais apreendidos
- Gonet é ‘homem honrado’ que sofreu ‘ataques rasteiros’, diz Gilmar Mendes Jovem Pan · há 1 hora
- Arruda é multado pelo TRE-DF por publicação sobre candidatura Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Entenda como fake news sobre Nossa Senhora Aparecida surgiu e movimentou as campanhas Jovem Pan · há 2 horas
- STF condena Eduardo Bolsonaro por difamação contra Tabata Amaral por 7 votos a 3 Jovem Pan · há 3 horas