Presidente da China alerta sobre avanço do ‘unilateralismo’ no mundo
O presidente da China, Xi Jinping, alertou nesta sexta-feira (15) que o mundo está entrando em uma era de crescente “unilateralismo” e “protecionismo”, em uma mensagem divulgada durante o fórum da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) realizado em Lima. Sua advertência está relacionada à preocupação gerada pela ameaça do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de punir as exportações chinesas para o país com uma tarifa de 60%. “Xi alertou sobre a propagação do unilateralismo e do protecionismo” e afirmou que “a fragmentação da economia mundial está aumentando”, indica o discurso escrito dirigido à cúpula da Apec, citado pela agência estatal de notícias chinesa Xinhua.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O presidente chinês se encontrará neste sábado (16) em Lima com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para seu último encontro presencial antes de Biden entregar o poder para Trump em janeiro. Em sua declaração, Xi também ressaltou que o mundo havia “entrado em um novo período de turbulências e transformações”, segundo a Xinhua. Nesse sentido, pediu que as cadeias produtivas e de suprimento globais se mantenham “estáveis e fluidas”.
Trump já havia iniciado uma guerra comercial com a China durante seu primeiro mandato. Xi acrescentou que qualquer tentativa de reduzir a interdependência econômica mundial “não é mais do que um passo atrás”. A China, a segunda maior economia do mundo, enfrenta vários desafios para consolidar sua trajetória de crescimento após a crise provocada pela pandemia de covid-19.
*Com informações da AFP
Publicado por Matheus Lopes
[jp-related-posts ids=”1776474,1776074,1775862″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Robô chinês corre 100 metros em 9,32 segundos e bate recorde mundial de Usain Bolt
Marca do jamaicano é de 9,58 segundos, feito no Mundial de Atletismo de Berlim, em 2009; tempo do robô foi 0,26 abaixo
- Assessor do presidente da Bolívia é preso suspeito de atentado contra ex-companheira AFP · há 49 minutos
- Irã permite passagem de petroleiros iraquianos no Estreito de Ormuz AFP · há 58 minutos
- Após negociações fracassarem, tarifas de 50% de Trump entram em vigor no Canadá AFP · há 4 horas
- Ataque russo contra shopping deixa 16 mortos e 130 feridos na Ucrânia Jovem Pan* · há 4 horas