Em passagem pelo Senado, Dino protocola PL para proibir acampamentos em quartéis militares
O senador Flávio Dino (PSB-MA), protocolou nesta sexta-feira, 2, um projeto de lei (PL) que proíbe acampamentos nos arredores de organizações militares e exemplificou os que antecederam os atos do dia 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes depredaram as sedes dos Três Poderes. “Reforçam a necessidade de se ajustar o ordenamento jurídico brasileiro a fim de evitar que equipamentos públicos sejam usados como pontos de referência para aglomerações que possam culminar em atos atentatórios ao Estado Democrático de Direito”, iniciou. “Frise-se que tais aglomerações constituem perigo à própria segurança das organizações militares e seus integrantes, expostos a várias ameaças e riscos, a exemplo de ataques à bomba ou perpetração de outros crimes”, finalizou o senador, no documento.
O projeto altera o decreto 3.437, de julho de 1941, que dispõe “contra crimes atentatórios ao Estado Democrático de Direito e suas instituições”; e é o primeiro de Flávio Dino no Senado, que em 2022 foi eleito, mas se ausentou do parlamento para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na última quinta-feira, 1°, passou o bastão do comando da pasta para o ex-ministro da Suprema Corte, Ricardo Lewandowski e ficará no Senado até o dia 22 de fevereiro, quando será empossado como ministro do Supremo Tribunal Federal. Em declaração à jornalistas, o atual senador afirmou que irá apresentar 5 propostas legislativas na casa antes de assumir o STF. Além da citada, ele mencionou outras duas – uma tratará sobre prisão preventiva e audiência de custódia, outra será relacionada à destinação do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para reconhecimento de mérito de policiais.
Assuntos
continue lendo
Política
Crise no STF mistura ‘problemas reais’ com ‘interesses eleitorais’, diz Dino
Ministro defendeu cautela em mudanças na Corte e afirmou que decisões monocráticas e duração de inquéritos devem ser tratadas com critérios legais
- Presidente da OAB pede transparência e cobra respostas do STF em meio à crise na Corte Estadão Conteúdo · há 8 horas
- Flávio em ato na Paulista e Lula no desfile em Brasília: o 7 de Setembro dos presidenciáveis Jovem Pan · há 9 horas
- Quaest: desaprovação de vai sobe para 50%; aprovação fica em 43% Jovem Pan · há 12 horas
- Lula e Flávio empatam com 41% em cenário de 2º turno, diz Quaest Jovem Pan · há 12 horas