STF decide a favor de Estados em disputa sobre cobrança do ICMS
O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira, 29, a favor dos Estados na cobrança do diferencial de alíquota (Difal) do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), decidindo que esta poderia ser feita a partir de 2022. A pauta é alvo de disputa entre governadores e empresas, sobre a data em que o pagamento deveria começar, se em 2022 ou apenas 2023. No argumento dos Estados, a cobrança vale desde o ano passado e o impacto na arrecadação é de cerca de R$10 bilhões, enquanto empresas, principalmente o varejo, defendem que a cobrança só deveria valer a partir de 2023. O Difal é utilizado para dividir a cobrança do imposto entre o Estado de origem da empresa e o Estado do consumidor. Aprovada em 2021, uma lei regulamentou a cobrança, mas ainda havia dúvidas sobre qual seria o inicio da sua validade. A decisão foi aprovada por seis votos a cinco, sendo os votos favoráveis do relator ministro Alexandre de Moraes, que foi seguido por Barroso, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Nunes Marques.
[jp-related-posts ids=”1500605,1500591″]
Assuntos
continue lendo
Política
Eduardo Bolsonaro diz que Moraes ‘tumultua o país’ após ministro ordenar início de pena
O ex-deputado federal foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão por coação no curso do processo
- Zanin nega recurso contra anulação de votos de Garotinho ao governo do RJ Bruno Pinheiro · há 39 minutos
- Daqui a pouco, até o Lula vai declarar apoio em mim, diz Flávio Bolsonaro Jovem Pan · há 1 hora
- ‘Flávio está propondo abstenção na votação do fim da escala 6×1’, diz Lula Estadão Conteúdo · há 2 horas
- Lula diz que Flávio pretende fazer cortes em programas sociais Estadão Conteúdo · há 2 horas