Consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda será liberada nesta terça; saiba como fazer
A Receita Federal liberará a partir das 10h desta terça, 24, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022, que chegará a 3,4 milhões de clientes prioritários: idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com deficiência mental ou física grave ou doença grave e profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério. O dinheiro da restituição chegará às contas desses contribuintes no dia 31 deste mês, o mesmo em que se encerra o prazo para a declaração. A consulta poderá ser feita por meio do site da Receita Federal e do portal e-CAC, o Centro de Atendimento Virtual do fisco.
Pelo e-CAC, é necessário ter senha no gov.br, o sistema de sites do governo. Caso tenha, acesse o Portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”. Logo depois, informe o CPF e vá em “Continuar” na página seguinte. Depois, digite a senha e vá em “Entrar”, e, em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”. Pelo site da Receita Federal, o contribuinte deve acessar a página, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também será possível ver se há pendências, ou seja, se o contribuinte caiu na ‘malha fina’, e, se necessário, corrigir a declaração. O cliente terá a opção de informar a agência e conta bancárias em que receberá o dinheiro; também existe a alternativa de receber por pix, caso o contribuinte tenha uma chave com seu CPF.
Assuntos
continue lendo
Brasil
Dono de loja no Brás pede desculpa após tumulto por promoção de TV a R$ 20
A polícia militar foi acionada para conter a multidão que travou o trânsito de veículos e o fluxo de pedestres na região
- Aena assume gestão do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Morte de Rick: polícia pede análise de celulares e câmera para esclarecer acidente Estadão Conteúdo · há 11 horas
- Tio de Boulos morre dias após ser atropelado no centro de SP Nícolas Robert · há 12 horas
- São Paulo tem previsão de tempestade nesta terça-feira; veja previsão Jovem Pan · há 14 horas