JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Os Pingos nos Is | 03h00 - 05h00
Brasil

PF realiza operação contra fraudes com verbas federais da pandemia no Maranhão

Investigação constatou fraudes em dois processos licitatórios instaurados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís

Victoria Bechara

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), realizou nesta terça-feira, 28, uma operação para desarticular um grupo suspeito de promover fraudes licitatórias e irregularidades em contratos envolvendo verbas federais para o combate a pandemia de Covid-19. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e seis de constrição patrimonial nas cidades de São Luís e Paço do Lumiar, no Maranhão. Segundo a PF, inicialmente foram constatadas fraudes em dois processos licitatórios instaurados em 2020 pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís para contratação de insumos.

A operação foi batizada de “Desmedida” em referência aos quantitativos adquiridos no bojo das contratações fraudulentas, a exemplo de 50.400 pacotes de copo descartável e de 7.000 caixas de embalagens de quentinha, sem que tivesse havido, ao menos, a justificativa. De acordo com a análise da CGU, houve superfaturamentos contratuais e simulação de vendas, gerando prejuízo milionário aos cofres públicos. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação, superfaturamento, simulação de compra e venda, peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 31 anos de prisão.

[jp-related-posts ids=”1164191,1164188,1164152″]