Vera Magalhães: Nova pesquisa Datafolha mostra que cenário eleitoral está em aberto

  • Por Jovem Pan
  • 11/09/2018 07h56
Elza Fiúza/ABr Elza Fiúza/ABr A tendência é que a campanha retome seu debate natural

Após a divulgação de pesquisa Datafolha, nesta segunda-feira (10), a primeira reação das campanhas foi de ânimo, de considerar de fato que está tudo em aberto e ainda há terreno para mudanças. Jair Bolsonaro oscilou positivamente dois pontos, que é a margem de erro das pesquisas, no momento mais agudo da comoção com o atentado que ele sofreu.

A tendência é que a campanha retome seu debate natural sobre os efeitos de polarização entre Bolsonaro e PT, por exemplo. S ena primeira onda de comoção o impacto da pesquisa foi pequeno, a avaliação dos adversários é que a diferença não será tão grande.

A pesquisa também mostra que há um time na disputa pela transferência de votos de Lula. Já existe leve associação entre Fernando Haddad e o ex-presidente, por exemplo. Mas Ciro Gomes já ganha espaço com suas propostas voltadas ao Nordeste e a favor dos endividados.

Teve boas notícias para alguns candidatos, e eles acham que as duas vagas para o segundo turno ainda estão em aberto.

Transferência de votos para Haddad

Mesmo quem apostava que transferência seria imediata, diante da demora do PT em tomar uma decisão, já há análises mais cautelosas. Hoje existe disputa maior por esse voto e eleitor enxerga atributos em Ciro e Marina Silva que via em Lula, e isso pode gerar dificuldades para o ex-prefeito de São Paulo.

Vai depender muito de como os candidatos modularão seus discursos daqui para frente.

É preciso ver como ocorrerá a transferência de votos para Fernando Haddad.

Confira o comentário completo de Vera Magalhães: