Alexandre de Moraes: ‘STF atua quando não há solução entre os governos’
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), falou nesta segunda-feira (18) sobre a falta de coordenação entre os governos estaduais, municipais e federal no enfrentamento a pandemia da Covid-19. Para ele, o STF vem se colocando como obstáculo ao descumprimento do federalismo.
Moraes destacou que o Supremo somente atua quando não há solução esses três entes federativos. “O Supremo Tribunal Federal se coloca como obstáculo a mais contra eventual desrespeito ao federalismo brasileiro. Seja desrespeito por parte da União, seja desrespeito por parte dos estados e municípios. Nem a União pode querer o monopólio do combate à pandemia, nem os estados e municípios podem querer se transformar em repúblicas autônomas”, afirmou.
Moraes também disse que a União não pode proibir os estados de estabelecerem medidas para restringir o transporte intermunicipal, e que os estados não podem impedir a livre circulação de alimentos e a manutenção dos serviços de energia elétrica e de telecomunicações.
“Os três entes federativos e os três Poderes de Estado devem interpretar o federalismo com objetivo muito claro, diminuir as desigualdades sociais e regionais. Não se diminui desigualdade social nem regional se não houver o federalismo cooperativo”, argumentou.
Nos últimos dois meses, o Supremo definiu que estados e municípios podem tomar as medidas que acharem necessárias para combater o novo coronavírus, como isolamento social, fechamento do comércio e outras restrições.
Com a decisão, os governadores e prefeitos também podem definir quais serviços essenciais estão autorizados a funcionar durante pandemia. Antes, somente um decreto do presidente Jair Bolsonaro poderia fazer a definição.
* Com informações da Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Bruno Pinheiro
PF pede mais tempo para concluir caso Master e lista pendências
Corporação afirma que a apuração está em estágio avançado, mas depende de depoimentos, análise bancária e exames de materiais eletrônicos
- Justiça condena 99 a indenizar vítima estuprada após ser deixada na rua por motorista de app Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Justiça proíbe Meta de usar conteúdo jornalístico sem autorização Estadão Conteúdo · há 4 horas
- O que diz a Pec da Segurança Pública? Jovem Pan* · há 6 horas
- Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos Agência Brasil · há 10 horas