Ao lado de Marcos Mion, Bolsonaro sanciona projeto que inclui pergunta sobre autistas no Censo
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta quinta-feira (18), a proposta que obriga a inclusão de informações sobre pessoas com autismo no Censo 2020. Pela manhã, ele havia questionado a efetividade da pergunta, argumentando que a pessoa que faria o Censo talvez não teria “preparo para dizer se uma pessoa é autista ou não”.
– Atendendo à necessidade da comunidade autista no Brasil e reconhecendo a importância do tema, sancionamos hoje a Lei 13.861/2019 que inclui dados específicos sobre autismo no Censo do IBGE. Uma boa tarde a todos!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 18, 2019
O projeto foi sancionado ao lado do apresentador Marcos Mion, que participou de uma campanha nas redes sociais pela inclusão da pergunta sobre autistas no Censo 2020, e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que tem a inclusão de pessoas com deficiência como uma das principais bandeiras. Bolsonaro chegou a dizer que, caso vetasse o texto, iria “levar pancada” de todo mundo.
Censo do IBGE foi alvo de cortes
O projeto de lei aprovado no início do mês pelo Senado deixou o presidente numa saia justa, já que o Censo foi alvo de corte da equipe econômica, obrigando o IBGE a reduzir o questionário básico – de 34 para 25 – e do questionário completo – de 112 para 76. Como os formulários já foram validados, a avaliação de técnicos era de que não havia outra alternativa a não ser o veto.
Na semana passada, Bolsonaro compartilhou um vídeo da presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, no qual ela defende que eventuais questionamentos sobre autistas devem ser incluídos na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), e não no Censo. e essa seria a justificativa técnica para o veto presidencial.
* Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Política
Moraes autoriza retomada de visitas a Bolsonaro; Flávio segue suspenso
O prazo para a volta das visitas, após proibição do ministro, acabou no dia 17 de agosto
- Violinista Elisa Fukuda é feita refém em assalto em SP e tem instrumentos italianos roubados Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Meta é condenada a pagar R$ 50 mil por manter ataques racistas contra Miss SP Estadão Conteúdo · há 10 horas
- Foz do Amazonas pode garantir mais 40 anos de petróleo para Petrobras Estadão Conteúdo · há 12 horas
- Dunas de 30 metros e chuvas: o que chamou a atenção da Nasa nos Lençóis Maranhenses Jovem Pan · há 13 horas