Após reabertura de fronteira com o Egito, grupo de 32 brasileiros deixa a Faixa de Gaza
O grupo de brasileiros que aguardava permissão para deixar a Faixa de Gaza cruzou a fronteira com o Egito neste domingo, 12. A informação foi divulgada pelo Itamaraty às 5h41 da madrugada. Em nota, o órgão informou que 32 dos 34 brasileiros que aguardavam a repatriação conseguiram atravessar o Portal de Rafah, enquanto outros dois teriam desistido e decidido ficar em Gaza. “Grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação. […] Os brasileiros passaram pelo controle migratório palestino de Gaza e acabam de passar pelo do Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza”, afirmou o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
Segundo o Itamaraty, após atravessarem a fronteira, o grupo embarcou em um ônibus e seguirá viagem até um aeroporto designado pelo Egito. Eles voarão na aeronave VC2, da Presidência da República, oficializando o décimo voo de repatriação de brasileiros desde o início da guerra entre Hamas e Israel. Em seu perfil no X (antigo Twitter), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou o sucesso da missão de repatriação. “Os brasileiros já atravessaram a fronteira e se encontram no Egito, de onde virão, em segurança, para o Brasil, na Operação Voltando em Paz”, escreveu o mandatário.
Grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação.
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) November 12, 2023
O presidente pretende receber os repatriados na Base Aérea de Brasília. Segundo o secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Augusto Botelho, um abrigo com estrutura preparada para receber os brasileiros está pronto no interior de São Paulo. Além dos 32 nomes, o Itamaraty está preparando uma lista com aproximadamente 50 pessoas para receber autorização para deixar Gaza.
[jp-related-posts ids=”1492695,1492606″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Partido de Netanyahu conquista 53 cadeiras, mas fica sem controle do Parlamento de Israel
Bloco da oposição conseguiu 48 assentos; duas siglas árabes somam 19
- Sistema da Cantareira recupera volume, mas segue em risco de escassez em SP Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Tragédia em Congonhas: acidente com Fokker 100 que matou 99 pessoas completa 30 anos; relembre Jovem Pan* · há 3 horas
- Feriado de Finados terá chuva em boa parte do Brasil e calor de até 40°C; confira Jovem Pan · há 6 horas
- Aneel mantém bandeira tarifária verde em novembro Estadão Conteúdo · há 18 horas