Bolsonaro: Rio Grande do Sul pode virar Roraima se ‘esquerdalha’ voltar ao poder na Argentina
O presidente Jair Bolsonaro demonstrou preocupação, nesta segunda-feira (12), com a derrota do presidente Mauricio Macri nas eleições primárias da Argentina. Em discurso no Rio Grande do Sul, ele disse que, se sair vitoriosa das eleições, a chapa de Cristina Kirchner pode colocar o país em situação semelhante à da Venezuela – fazendo com que o estado enfrente o mesmo problema de migração que Roraima.
“A turma da Cristina é a mesma turma de Dilma Rousseff, Nicolás Maduro, Hugo Chávez e Fidel Castro. Povo gaúcho, se essa esquerdalha voltar aqui na Argentina, nós poderemos ter, sim, no Rio Grande do Sul, um novo estado de Roraima. E não queremos isso: irmão argentinos fugindo pra cá, tendo em vista o que de ruim parece que deve se concretizar por lá caso essas eleições realizadas ontem se confirmem agora no mês de outubro”, disse.
Neste domingo (11), a chapa da Frente de Todos, formada por Alberto Fernández e Kirchner, impôs uma dura derrota a Macri nas eleições primárias, de acordo com os resultados divulgados pelo Ministério do Interior.
Com 80,35% das urnas apuradas, Fernández e Cristina, candidata à vice-presidência, obtiveram 47,1% dos votos, uma vantagem de quase 15 pontos percentuais em relação a Macri, da coalizão Juntos pela Mudança, que tem 32,48%. Na terceira posição vem o ex-ministro Roberto Lavagna, do Consenso Federal, com 8,41%.
Como as principais coligações já definiram suas chapas para a eleição presidencial, as primárias servem como um teste para o primeiro turno do pleito, marcado para ocorrer no próximo dia 27 de outubro. Ficarão de fora da disputa pela Casa Rosada os candidatos que não conseguirem hoje 1,5% dos votos.
Assuntos
continue lendo
Política
Janones se encontra com Cristina Kirchner na Argentina para discutir oposição a Milei
Cristina Kirchner e Sergio Massa são apontados como possíveis nomes para disputar a Casa Rosada no próximo ano
- Justiça condena 99 a indenizar vítima estuprada após ser deixada na rua por motorista de app Estadão Conteúdo · há 10 horas
- Justiça proíbe Meta de usar conteúdo jornalístico sem autorização Estadão Conteúdo · há 11 horas
- O que diz a Pec da Segurança Pública? Jovem Pan* · há 13 horas
- Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos Agência Brasil · há 17 horas