CCJ aprova PEC Paralela da Previdência; texto segue para plenário
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (6) a PEC Paralela da reforma da Previdência que permite a inclusão de Estados e municípios no novo regime de aposentadorias da União.
Aprovada na Comissão, a PEC Paralela segue agora para votação no plenário do Senado e, em seguida, na Câmara dos Deputados. Na votação da CCJ, foram 20 votos favoráveis e 5 contrários ao texto.
A proposta que foi uma estratégia do relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), permite a inclusão dos Estados e municípios na nova reforma da Previdência por meio de lei ordinária.
Assim, as regras de aposentadoria dos servidores federais passariam a valer também para os funcionalismos estadual e municipal — como tempo de contribuição, idade mínima e alíquota de contribuição previdenciária.
Os municípios que não aprovarem regras próprias vão aderir automaticamente ao regime da União, caso o sistema tenha sido adotado pelo estado do qual fazem parte. O texto também abre a possibilidade de que estados e municípios revejam a decisão de aderir à reforma da União por projeto de lei.
No entanto, governadores e prefeitos ficam impedidos de fazer isso nos 180 dias que antecedem o fim dos próprios mandatos.
Profissionais de segurança
O relator incluiu ainda um dispositivo que beneficia profissionais de segurança estaduais e municipais, categorias que poderão ter regras diferenciadas de aposentadoria como idade mínima e tempo de contribuição.
A medida abrange peritos criminais, agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), agentes penitenciários e socioeducativos e guardas municipais.
O texto também permite que uma lei complementar aprovada pelas assembleias estaduais ou pela Câmara Legislativa do Distrito Federal estabeleça requisitos e critérios próprios para a concessão de aposentadoria e pensão a policiais militares dos estados e do Distrito Federal.
*Com informações da Agência Senado
Assuntos
continue lendo
Brasil
Polícia da Paraíba prende suposto serial killer envolvido em 16 assassinatos em 3 meses
Jorlan Alves da Silva foi preso enquanto tentava fugir do município, vestido de mulher e com uma criança no colo
- Chuva dá trégua na cidade de SP, mas frio persiste; veja até quando Estadão Conteúdo · há 20 horas
- Mulher de Lito Sousa diz que influenciador recebeu medicamento experimental Estadão Conteúdo · há 1 dia
- Aos 94 anos, Cacique Raoni é diagnosticado com câncer e recebe cuidados paliativos em MT Agência Brasil · há 1 dia
- Brasileira de 26 anos desaparece após colisão entre barcos em Veneza; marido morreu Estadão Conteúdo · há 2 dias