Concessões dos aeroportos de Congonhas e Santos Dumont devem sair até 2022, diz ministro
Os aeroportos de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Congonhas, em São Paulo, fazem parte da lista de 44 deles que devem ser concedidos à iniciativa privada até 2022. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
De acordo com ele, os leilões serão divididos em duas etapas. A primeira, prevista para começar em outubro de 2020, contará com a concessão de 22 aeroportos, divididos entre os blocos Sul, Centro-Oeste e Norte 1. Na segunda, que deve acontecer entre o fim de 2021 e início de 2022, virão os outros 22, com o bloco Norte 2 e dois blocos do Sudeste, um encabeçado pelo Santos Dumont e outro pelo Aeroporto de Congonhas.
“Por que eles ficaram por último?”, questionou Freitas, explicando logo em seguida: “Esses dois aeroportos são muito importantes para a estabilidade financeira da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Tem dois objetivos. Primeiro, estamos convidando o investidor a conhecer o mercado brasileiro e já vir para a sexta rodada. E é como se a gente afirmasse assim: o melhor está ficando para o final.”
Em seu discurso, o ministro avaliou, ainda, que a concessão dos aeroportos vai impulsionar o mercado de aviação civil e afirmou que o governo planeja “mudar a vocação da Infraero”. “Ela começa agora a olhar para os aeroportos regionais. Uma das nossas preocupações é fomentar a aviação regional, que vai acabar alimentando os aeroportos de grande porte que são hoje administrados pela Infraero e serão transferidos para a inciativa privada”, afirmou.
O ministro lembrou que o governo testou, em março, esse modelo de leilão de concessão em blocos, na época com 12 aeroportos. Para ele, o resultado foi bem sucedido. “O modelo deu certo, foi bem aceito, os investidores vieram e tivemos ágios bastante interessantes”.
*Com informações da Agência Brasil
continue lendo
Brasil
Menina de 3 anos morre após ser atingida por trave de futebol em festa do Dia das Crianças
Heloise brincava em um evento organizado pela própria comunidade no local conhecido como Campo do Bonifácio, quando a trave de metal desabou
- Polícia Civil ainda não recebeu imagens de câmeras de PMs no caso Gustavo Munis Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Arcebispo de Aparecida critica confrontos e pede ‘paz desarmada e desarmante’ Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Dia das Crianças: veja como fica o tempo no feriado Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Tenente-coronel volta a negar feminicídio contra esposa em depoimento de 8h Estadão Conteúdo · há 9 horas