Defesa Civil instala gabinete de crise para enfrentar chuvas no litoral de SP
A Defesa Civil de São Paulo instalou, nesta segunda-feira (23), um gabinete de crise para monitorar e responder aos impactos das intensas chuvas que atingem o litoral paulista. O alerta de temporais foi prorrogado e permanece válido para toda a região ao longo do dia.
Nas últimas 48 horas, foram registrados acumulados altos de precipitação, com destaque para Peruíbe (271 milímetros) e Ubatuba (235 milímetros). O grande volume de água eleva o risco de deslizamentos de terra, quedas de barreiras e alagamentos. O órgão informou que, por causa disso, equipes estaduais e municipais seguem nas ruas realizando vistorias preventivas e orientando os moradores das áreas mais vulneráveis.
Vias de acesso à região litorânea bloqueadas:
Mogi-Bertioga (SP-098): Totalmente interditada nos quilômetros 77 (Mogi das Cruzes) e 98 (Bertioga), sem previsão de liberação. A rota alternativa recomendada é o Sistema Anchieta/Imigrantes;
Rodovia dos Tamoios (SP-099): Interdição parcial no trecho da Serra Antiga. O tráfego deve ocorrer pela Serra Nova (túneis) no sistema de comboio;
Oswaldo Cruz (SP-125): Totalmente bloqueada no quilômetro 81, em Ubatuba, devido a um deslizamento de terra. Não há previsão de liberação;
Cidades afetadas
Em Natividade da Serra, as buscas por um morador que desapareceu após um deslizamento atingir uma casa no domingo (22) foram retomadas na manhã desta segunda-feira. A operação, conduzida pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil, havia sido suspensa durante a noite por questões de segurança, informou o órgão.
Em Ubatuba, o bairro Camburi, na zona norte, é o local mais afetado até o momento, embora sem feridos. Diante da persistência das chuvas, a cidade recebeu um alerta severo via celular sobre a necessidade de permanecer em locais seguros. Em Peruíbe, as chuvas voltaram a se intensificar, e o monitoramento foi reforçado.
De acordo com a Defesa Civil, a orientação é para que a população evite áreas de risco, não transite por estradas interditadas e continue acompanhando os alertas oficiais emitidos pelos canais do governo estadual.
[jp-related-posts ids=”2107764,2107739″]
Assuntos
continue lendo
Política
Quaest: Tarcísio tem 44%; Haddad, 24% no 1º turno de SP
Pesquisa mostrou que o ex-ministro caiu três pontos percentuais na primeira volta para o governo paulista
- Bebê de 1 ano e meio foge de creche e caminha sozinho até trabalho da mãe em SC Estadão Conteúdo · há 3 horas
- São Paulo pode ter calor de 35°C e pancadas de chuva nesta terça-feira; veja a previsão Estadão Conteúdo · há 6 horas
- Bets têm 1,6 mil sites ilegais identificados no dia seguinte à MP Estadão Conteúdo · há 9 horas
- Homem é preso após confessar ter matado namorado em apartamento em São Paulo Estadão Conteúdo · há 19 horas