Gafanhotos que atingem lavouras do RS não são danosos, diz estudo
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul divulgou nesta quarta-feira, 2, nota técnica afirmando que as duas espécies de gafanhotos encontradas em lavouras dos municípios de Santo Augusto, São Valério do Sul e Bom Progresso são consideradas como de “ocorrência esperada” e causadas pelo clima seco e falta de chuvas da região no verão. A análise dos animais, feita pela professora Dra. Kátia Matiotti, da PUC-RS, mostra que os bichos são adultos das espécies Zoniopoda iheringi e ninfas de Chromacris speciosa, que não têm hábitos migratórios e não causam, a princípio, pragas de importância agrícola.
[jp-related-posts ids=”1013946,951057,950649″]
As espécies continuam sendo estudadas no laboratório da Universidade Federal de Santa Maria. Segundo o órgão, levantamentos sobre um possível desequilíbrio nas populações são realizados pelas equipes, que também atuam para delimitar as ocorrências e buscam alternativas para controlar as infestações.Os produtores nas regiões atingidas pelos gafanhotos foram orientados a não realizar medidas preventivas para tentar conter as infestações, já que essas podem aumentar desequilíbrio da espécie e agravar danos no futuro.
Assuntos
continue lendo
Brasil
Justiça condena 99 a indenizar vítima estuprada após ser deixada na rua por motorista de app
A decisão, proferida pela 32ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, determinou que a empresa custeie integralmente os tratamentos psicológicos e psiquiátricos da vítima até sua alta definitiva
- Justiça proíbe Meta de usar conteúdo jornalístico sem autorização Estadão Conteúdo · há 8 horas
- O que diz a Pec da Segurança Pública? Jovem Pan* · há 10 horas
- Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos Agência Brasil · há 13 horas
- Segunda morte é confirmada após muro desabar em SP; vítima é um homem de 43 anos Estadão Conteúdo · há 15 horas