Grupo do CNJ com Wagner Moura e Sebastião Salgado vai acompanhar buscas por desaparecidos no AM
Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), anunciou nesta terça-feira, 14, a criação de um grupo de trabalho para acompanhar as buscas do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Philips, que desapareceram na região do Vale do Javari, no Amazonas, no último dia 5. O coletivo responderá ao Observatório do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do CNJ e terá dois nomes bastante conhecidos: o ator Wagner Moura e o fotógrafo Sebastião Salgado. Também farão parte do grupo a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha e a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Livia Cristina Marques Peres.
Segundo Fux, o quarteto vai “acompanhar as ações que estão sendo executadas na busca dos referidos desaparecidos e propor medidas que visem a aprimorar a atuação do Poder Judiciário nas questões relacionadas”. Em nota, o CNJ destaca a “repercussão social e ambiental” do caso, “com grande impacto inclusive em âmbito internacional”. “Há relação com questões relativas à atuação do Estado na proteção de terras demarcadas e à preservação dos direitos fundamentais à identidade, cultura e tradição ancestral de povos indígenas isolados, sendo já objeto de diversas decisões judiciais proferidas, desde 2018, pela Justiça Federal no Amazonas.”
[jp-related-posts ids=”1274890,1274736″]
Assuntos
continue lendo
Brasil
Anvisa proíbe caneta emagrecedora vinda do Paraguai
A agência informou que o medicamento T36 não possui registro sanitário
- Justiça aceita denúncia contra 5 acusados de matar ciclista no Rio Agência Brasil · há 3 horas
- Acidente entre ônibus e carreta mata seis e deixa 43 feridos em Minas Gerais Jovem Pan · há 4 horas
- Polícia da Paraíba prende suposto serial killer envolvido em 16 assassinatos em 3 meses Estadão Conteúdo · há 16 horas
- Chuva dá trégua na cidade de SP, mas frio persiste; veja até quando Estadão Conteúdo · há 1 dia