João de Deus deixará prisão para tratamento médico, decide STJ
O ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou nesta quinta-feira (21) que o médium João de Deus deixe a prisão e seja encaminhado para internação no Instituto de Neurologia de Goiânia, capital do estado de Goiás.
Conforme a decisão, o religioso deve ficar internado durante o período de quatro semanas, sob escolta policial, ou monitoramento por tornozeleira eletrônica. João está preso desde o dia 16 de dezembro do ano passado e teve pedidos de liberdade negados.
O motivo da detenção são acusações de violação sexual mediante fraude e de estupro de vulnerável, crimes que o médium teria praticado contra centenas de mulheres na instituição em que realizava tratamentos e “cirurgias” espirituais em Abadiânia (GO).
Com a decisão, Cordeiro atendeu pedido da defesa de João, que relata que ele tem problemas de pressão arterial e um “aneurisma da aorta abdominal com dissecção e alto risco de ruptura.” O ministro entendeu que todo preso tem direito à dignidade e à saúde.
“Deverá o paciente, como decorrência, ser tratado pelo tempo mínimo indicado como necessário, em princípio de quatro semanas, salvo adiantada melhoria em seu estado de saúde que lhe permita o retorno ao normal tratamento na unidade prisional.”
*Com informações da Agência Brasil
continue lendo
Ricardo Motta
Sua empresa é consumidora só porque não entende do produto? O STJ disse que não
uperior Tribunal de Justiça acabou de apertar esse depende, e isso muda o jogo para quem compra e para quem vende entre empresas
- Chuva derruba 28 árvores em São Paulo; 31 mil estão sem luz Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Homem morre após carro saltar e capotar duas vezes em Santa Catarina Estadão Conteúdo · há 5 horas
- SP tem chuva no 1º dia de feriado prolongado; veja previsão do final de semana Estadão Conteúdo · há 8 horas
- ONS avalia acionar plano emergencial de energia elétrica durante o feriado Estadão Conteúdo · há 13 horas