Julgamento pela Justiça Eleitoral pode gerar anulação de casos, diz Dallagnol
O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, criticou nesta segunda-feira, dia 1º, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de transferir da Justiça Federal para a Justiça Eleitoral a competência de julgar casos correlatos a crimes eleitorais.
“Esta decisão não gera anulação dos casos da noite para o dia, mas ela inocula um vírus que pode levar ao adoecimento ou morte destes casos. Não da noite para o dia, mas daqui a 15, 20 anos”, afirmou.
As declarações foram feitas no fórum “Estadão Discute Corrupção”, que é realizado na sede do jornal O Estado de S Paulo. O evento é feito em parceria com o Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP).
Presente no mesmo evento, o ministro do STF Luís Roberto Barroso disse que casos anteriores não devem ser afetados por julgamento sobre Justiça Eleitoral.
Fundo
Dallagnol defendeu também a criação de um fundo com recursos devolvidos pela Petrobras. Para ele, apesar das críticas, o mecanismo é baseado nas “melhores práticas internacionais”. Ele disse, no entanto, que os recursos recuperados pela Lava Jato podem ir para Fundo de Defesa de Direitos Difusos, o que seria uma alternativa ao modelo inicialmente proposto. Para o procurador, isso pode ocorrer em acordo com o governo desde que os recursos não sejam contingenciados.
*Com Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
Empresas afetadas por tarifaço dos EUA ou pela guerra já podem pedir empréstimo
Programa inclui setores considerados indispensáveis, como fertilizantes e minerais críticos
- PF prende grupo vinculado à máfia italiana e ao PCC que mandava cocaína para a Europa Estadão Conteúdo · há 39 minutos
- Nunes cria grupo para analisar investigação sobre infiltração do PCC no transporte de SP Jovem Pan · há 5 horas
- Fim de MP amplia margem do consignado e reacende debate sobre superendividamento Misael Mainetti · há 19 horas
- Oito estados e DF registram recorde de chuvas para o mês de setembro Estadão Conteúdo · há 19 horas