Moraes libera acesso de advogados ao inquérito sobre fake news
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou o acesso de advogados ao inquérito que apura a divulgação de notícias falsas e ameaças contra integrantes da Corte.
Cópias do processo foram autorizadas às defesas do ministro da Educação, Abraham Weintraub, da deputada Carla Zambelli (PSL-SP) e dos jornalistas Allan dos Santos e Bernardo Kuster.
Também terão acesso às investigações os advogados dos empresários envolvidos e a defesa do humorista e palestrante Reynaldo Bianchi Júnior.
Com base nas investigações desse processo foram cumpridos, na semana passada, mandados de busca e apreensão contra os jornalistas, os empresários e Bianchi Júnior.
Nas decisões proferidas nos dias 29 de maio e 1º de junho, Moraes determinou que os advogados deverão manter o sigilo dos documentos que receberem.
“Em razão do caráter sigiloso destes autos, a vista deverá ser previamente agendada junto ao gabinete e será realizada através do fornecimento de cópia digitalizada, com aposição de marca d’água identificando o destinatário, que deverá manter o sigilo”, decidiu o ministro.
No dia 10 de junho, o STF deve julgar a legalidade do inquérito. Os ministros devem analisar uma ação da Rede Sustentabilidade, protocolada no ano passado, para contestar a forma de abertura da investigação.
A abertura do inquérito foi feita pelo próprio Supremo em março de 2019. Na época, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, defendeu a medida como forma de combater a veiculação de notícias que atingem a honorabilidade e a segurança do STF, de seus membros e parentes. Segundo o presidente, que nomeou Alexandre de Moraes como relator do caso, a decisão pela abertura está amparada no regimento interno da Corte.
Na ocasião, a tramitação foi questionada pela então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que chegou a arquivar o inquérito pela parte da PGR, no entanto, Moraes não aceitou o arquivamento.
*Com Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Política
Presidente do PT defende apuração de ‘todas as denúncias’ contra ministros do STF
Em vídeo publicado nas redes sociais, Edinho Silva afirmou que a crise na Corte 'é inegável' e cobrou desfecho célere
- Papa Leão XIV nomeia dois novos bispos no Brasil; saiba quem são Estadão Conteúdo · há 4 horas
- CVM multa Vorcaro e outros 15 réus em R$ 203 milhões Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Anac aprova voos após 23h no Aeroporto de Congonhas em situações excepcionais Estadão Conteúdo · há 6 horas
- Homem tenta fugir nadando no mar e é capturado por helicóptero da PM em Fortaleza Estadão Conteúdo · há 7 horas