OMS: Transmissão no Brasil é ‘muito intensa’ e quarentena se torna ‘única alternativa’
O comando da Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou a alertar sobre a disseminação do coronavírus no Brasil e afirmou que a quarentena pode se tornar a única alternativa para combate ao vírus que causa a Covid-19.
“Neste momento, a transmissão de coronavírus no Brasil é muito intensa”, afirmou durante entrevista coletiva virtual o diretor-geral da entidade, Mike Ryan, ao ser questionado sobre o quadro no País.
Ryan disse que, em casos com muita transmissão comunitária da Covid-19 e em que não há uma capacidade adequada para testar, rastrear e impor distanciamento para os doentes confirmados, medidas de quarentena são “a única alternativa”, apontando também que manter em casa apenas uma parte da população reduz muito a eficiência dessa estratégia.
O diretor-geral destacou que alguns países na Ásia conseguiram controlar a doença sem medidas muito intensas de isolamento social, mas complementou que isso só foi possível porque havia neles um monitoramento adequado da doença, com testes, busca por casos e isolamento dos doentes.
Ryan afirmou também que, no Brasil, há variações sobre as medidas de restrição impostas. “Precisamos de abordagem abrangente” contra a doença, ressaltou, destacando que outros países da América do Sul, como o Chile e o Peru, têm visto aumentar o número de casos. “A América do Sul e a América Central estão lidando com transmissão intensa da Covid-19”, advertiu.
Secretário-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus complementou a resposta, alegandp que, se as medidas de distanciamento social não forem adotadas de modo sério, “a transmissão segue rápida”.
“A partir de certo limite, o crescimento (da disseminação) do vírus é exponencial”, destacou Ghebreyesus, complementando que isso já aconteceu em outros países.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
Jatinho que derrapou no Aeroporto Santos Dumont é içado pelo Corpo de Bombeiros
Acidente ocorreu na tarde de quinta (27) e chegou a fechar o aeroporto
- Onda de calor coloca SP em alerta e Sul do país pode ter granizo e ventania Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Lotérico ganha novamente e chega ao 11º prêmio principal somente em 2026 Jovem Pan · há 7 horas
- Masp receberá exposição com obras de Van Gogh em 2027 Estadão Conteúdo · há 8 horas
- Justiça adia pela 2ª vez interrogatório de acusado de matar a PM Gisele Jovem Pan · há 8 horas