Onyx: Auxílio deve ser estendido para mães adolescentes e pais solteiros
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quinta-feira (7) que o presidente Jair Bolsonaro deve sancionar o trecho da proposta de ampliação do auxílio emergencial que concede o benefício também para mães adolescentes e pais informais que tomam conta sozinhos dos filhos.
Segundo Onyx, que participou de reunião remota da comissão mista que acompanha as ações relacionadas à Covid-19, a nota técnica da pasta recomenda o pagamento do benefício somente para essa parcela da população, e não todas as categorias profissionais sugeridas pelo Congresso Nacional. O Executivo tem até o dia 14 de maio para vetar ou sancionar a proposta.
De acordo com o projeto aprovado pelo Senado, também terão o direito de receber o benefício mais de 70 categorias de trabalhadores atingidos pela pandemia. Entre elas, agricultores familiares, catadores de recicláveis, taxistas, professores contratados que estão sem salário, diaristas e trabalhadores de salão de beleza.
“A maioria das categorias, a totalidade delas está abrangida no auxílio emergencial de hoje. E as que não estão caem no benefício emergencial que é tocado lá no Ministério da Economia”, argumentou o ministro.
A fala de Onyx veio depois da cobrança de vários parlamentares sobre uma posição do governo em relação à sanção do projeto e à ampliação do auxílio.
O ministro disse, também, que o governo estuda a prorrogação do benefício, mas que ainda não há definição sobre isso. “Ainda estamos vencendo a etapa da primeira parcela. Está nas nossas análises, no nosso horizonte, mas ainda não temos nenhuma definição”, apontou.
Alguns parlamentares, como Randolfe Rodrigues, chegaram a defender que o auxílio emergencial se torne permanente, como uma política de renda mínima. Onyx afirmou que tem simpatia pela ideia criação de um programa de renda mínima no Brasil, a exemplo do que já existe em outros países.
* Com informações da Agência Senado
Assuntos
continue lendo
Brasil
São Paulo registra tarde mais fria para um mês de setembro em 26 anos
Capital registrou 13,6 °C, a menor temperatura máxima registrada foi de 13,1 °C, em 26 de setembro de 2000
- Policial militar é preso suspeito de feminicídio em Embu das Artes Jovem Pan · há 22 horas
- Veja quais são os próximos feriados do 2º semestre Estadão Conteúdo · há 1 dia
- Quadrilha invade e furta casa em área nobre de São Paulo Estadão Conteúdo · há 1 dia
- Mulher de PM é achada morta em Embu das Artes; polícia investiga o caso Estadão Conteúdo · há 1 dia