Prefeitura de SP lança plataforma para gerenciar obras subterrâneas
A prefeitura de São Paulo lançou nesta terça-feira (26) uma plataforma para o gerenciamento de obras subterrâneas. A plataforma GeoInfra vai reunir as informações das concessionárias responsáveis pelas obras subterrâneas na capital paulista. O objetivo é digitalizar todo esse processo, que atualmente é feito no papel.
As concessionárias terão que informar o técnico e as empresas privadas responsáveis pelas construções. Além disso, empresas como a Sabesp devem indicar toda a rede de tubulação que passa pelas ruas paulistanas, para evitar acidentes e vazamentos.
Segundo a prefeitura, a plataforma também vai permitir que ela possa cobrar as concessionárias e as empresas privadas por obras que causem desnivelamento do asfalto. “Da nossa parte, além do pavimento, há a preocupação da gente saber onde está a tubulação. Semanalmente, a cidade tem problema de acidente que alguma concessionária estoura a tubulação de outra porque ninguém sabe que o cano está passando ali”, afirmou o secretário de subprefeituras, Alexandre Modonezi.
Com a digitalização, haverá uma redução no prazo de autorização das obras. Atualmente, são necessários 180 dias para realizar esse procedimento e, com o uso da plataforma, o número cairá para 20 dias.
O GeoInfra começará a funcionar a partir desta quarta-feira (27). De acordo com a prefeitura, não houve investimento da administração municipal para o desenvolvimento da plataforma. Isso porque a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) ficou responsável por desenvolvê-la e a Sabesp fará a sua manutenção.
Os paulistanos poderão fiscalizar os dados e as obras por meio do site da GeoSampa daqui a 180 dias, quando toda a base de dados das concessionárias estiver disponível.
Assuntos
continue lendo
Brasil
São Paulo tem previsão de tempestade nesta terça-feira; veja previsão
Instabilidade na temperatura é provocada pela combinação de umidade elevada, atmosfera instável e a atuação de um cavado atmosférico, segundo a Defesa Civil do estado
- Morte de Rick: polícia pede análise de celulares e câmera para esclarecer acidente Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Tio de Boulos morre dias após ser atropelado no centro de SP Nícolas Robert · há 4 horas
- Mãe e ex-Rainha de Rodeio: quem era a jovem que morreu após ser atingida por raio no Tocantins Estadão Conteúdo · há 18 horas
- Avião da Gol retorna a Recife após incidente em motor Estadão Conteúdo · há 19 horas