No STJ, relator defende diminuição da pena de Lula no caso do triplex
O relator Felix Fischer foi o primeiro ministro da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a falar no julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a sua condenação no caso do apartamento tríplex do Guarujá. Dando provimento parcial ao recurso, ele defendeu reduzir a pena do petista de 12 anos – fixados pelo TRF-4 – para 8 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão.
Ainda votarão nesta tarde os ministros Reynaldo Soares (presidente da Quinta Turma), Jorge Mussi e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas. Embora a Quinta Turma do STJ seja formada por cinco ministros, um deles, Joel Paciornik, declarou-se impedido. Em caso de eventual empate, um ministro da Sexta Turma será convocado.
Alegando inocência, a defesa quer a absolvição do petista, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O STJ pode rejeitar o recurso e manter a pena, atender ao pedido e anular a condenação ou aceitar parcialmente o recurso e reduzir a pena. Lula está preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba há mais de um ano.
continue lendo
Política
Haddad minimiza impacto de eventual eleição de Tarcísio na campanha de Lula
O ex-ministro disse 'não haver automatismo' do pleito estadual na eleição no plano federal
- Setembro é o 4º mais chuvoso na cidade de São Paulo desde 1943 Agência Brasil · há 2 horas
- Caso Master: ex-BRB tinha 16 pistolas, 5 fuzis e 1 revólver quando foi preso, diz PF Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Ricardo Nunes aciona Controladoria para apurar alvará de prédio que desabou em SP Jovem Pan · há 8 horas
- Avião da Gol faz pouso de emergência após apresentar ‘problemas técnicos’ Jovem Pan · há 8 horas