‘Saidinha’: 781 presos não retornaram para a cadeia neste mês em SP
A Secretária da Administração Penitenciária de São Paulo informou que 718 presos de 28.498 que saíram do cárcere em saída temporária não retornaram às suas celas no estado. O período da amostra foi de 16/06/2026 a 23/06/2026.
A nota também reforça que quem concede o benefício é o Poder Judiciário, cumprindo os requisitos previstos na Lei de Execução Penal.
Entre as exigências estão possuir bom comportamento carcerário, ter cumprido parte mínima da pena — um sexto para réus primários e um quarto para reincidentes —, além de comprovar endereço de permanência durante o período fora da unidade prisional.
O texto explica que, quando o preso não retorna à unidade prisional, ele é considerado foragido e perde o benefício do regime semiaberto. Ou seja, quando capturado, volta ao regime fechado.
Os beneficiados podem deixar os estabelecimentos penais para realizar visitas familiares, desde que a saída seja considerada compatível com os objetivos da pena e com o processo de ressocialização.
Durante o período em liberdade temporária, os presos devem cumprir uma série de regras. Entre elas estão permanecer no endereço informado à Justiça, não sair da cidade indicada sem autorização judicial, recolher-se à residência entre 19h e 6h, não frequentar bares, casas noturnas, locais de jogos ou prostituição e não consumir bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes.
Assuntos
continue lendo
Brasil
Fiscal que liberou obra de prédio que desabou em SP é investigada por enriquecimento ilícito
Prefeitura da capital paulista abriu inquérito administrativo contra a fiscal Viviane Rodrigues de Palma
- Estudante de nutrição é morta com 46 facadas dentro de academia no Paraná Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Empresas afetadas por tarifaço dos EUA ou pela guerra já podem pedir empréstimo Agência Brasil · há 12 horas
- PF prende grupo vinculado à máfia italiana e ao PCC que mandava cocaína para a Europa Estadão Conteúdo · há 13 horas
- Nunes cria grupo para analisar investigação sobre infiltração do PCC no transporte de SP Jovem Pan · há 17 horas