Servidor do Banco Central é nomeado presidente do novo Coaf
Ricardo Liáo ocupará a presidência da Unidade de Inteligência Financeira (UIF), o novo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). A nomeação foi feita nesta terça-feira (20) pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Atualmente, Liáo é diretor de Supervisão do Coaf e servidor do BC. Ele substituirá Roberto Leonel, servidor da Receita Federal e antigo presidente do órgão.
Transformação do Coaf em UIF
O presidente Jair Bolsonaro assinou na noite de segunda-feira (19) a medida provisória que transfere o Coaf do Ministério da Economia para o Banco Central. O órgão passará a se chamar Unidade de Inteligência Financeira (UIF, sigla informal que não consta da norma).
“O novo ente será vinculado ao Banco Central do Brasil e responderá à Diretoria Colegiada do Banco Central, mas não será, exatamente, parte integrante da estrutura do Banco Central do Brasil e terá autonomia técnica e operacional”, disse o governo, em nota.
Segundo o comunicado, o Ministério da Economia e o Ministério da Justiça e Segurança Pública “prestarão apoio administrativo” ao UIF num período de transição. “Continuará havendo Conselho Deliberativo para definir diretrizes estratégicas e para julgar processos administrativos sancionadores.”
Por ter sido criado via Medida Provisória, o texto da transferência tem 120 dias para ser aprovada no Congresso Nacional a fim de entrar em vigor de forma definitiva. Caso contrário, perde a validade.
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é atualmente vinculado ao Ministério da Economia. Entre outras funções, o órgão atua na prevenção e combate à lavagem de dinheiro. No início do governo Bolsonaro, o Coaf ficava no Ministério da Justiça, mas foi para a Economia após votação no Congresso, em maio.
*Com Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
Queimadas no Amazonas quase quadruplicam e fumaça encobre Manaus; governo envia reforço
Na tarde deste sábado, 10, a plataforma internacional IQAir registrava concentração média de 80,3 µg/m³ de MP2,5 na cidade
- Acidente na BR-393, no RJ, deixa cinco mortos e nove feridos Agência Brasil · há 2 horas
- Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 112 milhões neste domingo Agência Brasil · há 6 horas
- PM que morreu na queda de avião em MG tinha acabado de voltar da licença-maternidade Jovem Pan · há 19 horas
- Homem faz 13 crianças de reféns em Curitiba com arma branca Jovem Pan · há 20 horas