Suspeito de envolvimento na morte de delator do PCC é preso em São Paulo
A Polícia Civil de São Paulo efetuou a prisão de um jovem de 22 anos no bairro do Tatuapé, sob a suspeita de estar envolvido na morte de Vinícius Lopes Gritzbach, um delator do PCC. Gritzbach foi assassinado no Aeroporto Internacional de São Paulo em 8 de novembro do ano passado. O suspeito já havia sido detido anteriormente, em dezembro, mas foi liberado durante a audiência de custódia. Ele é investigado por associação ao tráfico de drogas e por vínculos com Kauê do Amaral Coelho, um olheiro do crime que permanece foragido.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Kauê do Amaral Coelho é considerado o primeiro suspeito identificado na investigação. Ele é acusado de ter sinalizado para os atiradores que estavam posicionados na área externa do aeroporto no dia do assassinato de Gritzbach. A polícia já possui um mandado de prisão contra ele. Recentemente, a namorada de Kauê foi detida sob a acusação de tráfico de drogas. Além disso, a Corregedoria da Polícia Militar prendeu quinze policiais militares que são suspeitos de envolvimento com o crime organizado. Entre eles, um foi identificado como o responsável pelos disparos que resultaram na morte de Gritzbach.
A delegada Ivalda Aleixo, que dirige o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), informou que as investigações estão focadas em descobrir quem foi o mandante da execução. Duas linhas de investigação estão sendo seguidas, ambas relacionadas ao PCC. Gritzbach havia firmado um acordo de delação premiada com o Ministério Público em março de 2024, no qual denunciou policiais civis por extorsão e um esquema de lavagem de dinheiro vinculado ao PCC. Ele prestou depoimento na Corregedoria apenas oito dias antes de ser assassinado.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
[jp-related-posts ids=”1828867,1828757,1828746″]