Tabata Amaral e mais 4 deputados entram com ação para desfiliação partidária
A deputada Tabata Amaral (PDT-SP) entrou nesta quarta-feira (16) com uma ação na Justiça Eleitoral para desfiliação partidária por “justa causa”. Além dela, também entraram com processos os deputados Gil Cutrim (PDT-MA), Marlon Santos (PDT-RS), Felipe Rigoni (PSB-ES) e Jefferson Campos (PSB-SP).
As legendas passaram a punir os deputados desde que eles votaram a favor da reforma da Previdência na Câmara.
Os deputados desejam deixar os partidos, mas seguir com mandato. De acordo com o advogado Cristiano Vilela, que está à frente das ações, cada parlamentar ingressou com uma ação individual e argumentos específicos. “Mas há um elemento comum: a prática arbitrária tomada pelos partidos”, explicou.
Vilela afirmou ainda que todas as ações foram protocoladas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e distribuídas para relatores, com exceção da ingressada por Rigoni – que ainda não possui relatoria. Agora, o TSE conduzirá o processo para ouvir testemunhas e decidir pela justa causa ou não.
Tabata disse, em publicação feita nas redes sociais, que “não pode aceitar que digam que foi desleal com o partido”, pois defendeu o que o PDT sustentou durante a campanha. “Não votei pela reforma do Bolsonaro, votei pelo reforma construída no Congresso”, esclareceu.
Ela respondeu, ainda, que não sabe para qual partido vai e que “não sentou para falar com ninguém.
Como funciona a saída do partido político
A jurisprudência eleitoral assegura que “o mandato pertence ao partido político, pelo qual concorre o candidato (STF, MS 30.260/DF)”. Entretanto, existe um entendimento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que diz que os partidos não podem propor ação de perda de cargo eletivo quando o parlamentar é expulso da agremiação. Ou seja, o parlamentar só perde o mandato se sair por livre vontade. Se for expulso, não.
No caso dos deputados citados, eles próprios querem deixar as legendas. No entanto, alegam que foram injustiçados e que houve uma “prática arbitrária”, por isso solicitaram a abertura de processo, para continuarem com o mandato.
* Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Política
TSE dá dois dias para MP se manifestar sobre Garotinho desistir de manter candidatura
Candidato chegou ao pleito do governo do RJ com a candidatura indeferida, mas recorreu na tentativa de reverter a decisão
- EUA enviam drones de ataque à América do Sul para combater narcotráfico, diz jornal Jovem Pan · há 2 horas
- Dono de loja no Brás pede desculpa após tumulto por promoção de TV a R$ 20 Jovem Pan · há 14 horas
- Aena assume gestão do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro Estadão Conteúdo · há 16 horas
- Morte de Rick: polícia pede análise de celulares e câmera para esclarecer acidente Estadão Conteúdo · há 22 horas