JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Os Pingos nos Is | 03h00 - 05h00
Thiago Uberreich

O Canal 100, cinejornal que marcou época no país, será restaurado pela Cinemateca Brasileira

Os filmes contêm momentos importantes da história do Brasil, principalmente do futebol

Thiago Uberreich

Milésimo gol de Pelé no Canal 100
milesimo-cem Reprodução/Facebook/Canal 100

A Cinemateca Brasileira anunciou a restauração de um importante material da história nacional: o Canal 100. O cinejornal, que marcou época no país, era exibido antes dos filmes no cinema. A parte final é a mais lembrada até hoje, pois trazia os lances dos jogos de futebol. O auge foi nos anos 60 e 70. As câmeras captavam imagens belíssimas, muitas delas colocadas no plano do próprio gramado. 

A Cinemateca anunciou assim o projeto de recuperação do acervo: “A Cinemateca Brasileira lança o projeto de recuperação, catalogação e digitalização do acervo do Canal 100. (…) É o maior acervo cinematográfico do futebol no país, cobrindo de maneira única o período de 1957 a 1986. Criado pelo cineasta Carlos Niemeyer, em 1957, foi um cinejornal que revolucionou a cobertura esportiva e cultural no Brasil, tornando-se um marco na história audiovisual do país. Exibido nos cinemas antes dos filmes, o Canal 100 capturava momentos épicos do futebol brasileiro, com destaque para partidas históricas no Maracanã e em outros estádios. Com uma narrativa cinematográfica única, Niemeyer e sua equipe introduziram novas técnicas de filmagem, incluindo o uso de câmeras em close-up e ângulos dinâmicos que aproximavam o público da emoção do campo.”

As imagens dos jogos contavam com a locução de Cid Moreira e Corrêa Araújo e, ao fundo, o espectador ouvia a trilha sonora de Luiz Bandeira, “Na Cadência do Samba”: “Que bonito é…/As bandeiras tremulando/A torcida delirando/Vendo a rede balançar/Que bonito é…/A mulata requebrando/Os tambores repicando/uma escola desfilar (…)”./

Em meados dos anos noventa, a TV Manchete exibiu diariamente um programa com as imagens do Canal 100, apresentado pelo filho de Carlos Niemeyer e muito desse conteúdo eu gravava na fita VHS. No ano passado, durante o Mundo da Bola, apresentado por Flávio Prado, contei um pouco da história do cinejornal que marcou época no país. 

A história do Canal 100

[jp-related-posts ids=”1793322,1785901″]