É importante que novo governo comece com Previdência, diz Guardia
O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, pediu para que o próximo governo inicie o ajuste fiscal com a reforma da Previdência. “É o cerne do problema”, afirmou nesta terça-feira (4), em palestra promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Para Guardia, que será substituído por Paulo Guedes em janeiro, o Brasil ainda tem a “chance” de fazer um ajuste gradual e, sabendo das vulnerabilidades locais, o País precisa enfrentá-las antes que o cenário externo se torne “ainda mais adverso”.
“Outras economias não conseguiram realizar um ajuste fiscal e isso leva a medidas urgentes de curto prazo, que no Brasil acabariam reforçando as distorções [sociais] que temos”, disse. Na reunião do G-20, segundo ele, o clima para 2019 foi de preocupação.
Teto de gastos
Na opinião do ministro, a revogação do teto de gastos seria um erro. Para ele, a medida se tornou uma espécie de “garantia” aos investidores internacionais de que haverá algum controle nas despesas nacionais.
Para respeitar esse teto, Guardia avalia que a mudança previdenciária é importante. De acordo com ele, se quiser continuar com as reformas, o presidente eleito Jair Bolsonaro terá que dialogar com os poderes Judiciário e Legislativo.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Macroeconomia
Governo publica MP que define regras de transição para o ‘imposto do pecado’
Medida, que vigora em fevereiro, está no Diário Oficial da União
- CNC aciona STF para adiar fim da escala 6×1 Estadão Conteúdo · há 2 dias
- Cotado para Fazenda, Fonteles reduziu dívida no Piauí, mas teve déficit em metade dos anos Estadão Conteúdo · há 5 dias
- BC decreta liquidação extrajudicial da Credipaiva por grave violação de normas Estadão Conteúdo · há 3 semanas
- Presidente da Faesp critica aprovação do fim da escala 6×1 e fala em riscos ao agronegócio Jovem Pan · há 3 semanas