Produção industrial em SP teve queda histórica em abril, diz IBGE
A indústria do estado de São Paulo operou em abril no ponto mais baixo desde 2002, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levamento, o parque industrial paulista teve queda de 23,2% na produção em relação a março.
“São Paulo aparece com a maior influência negativa sobre o total nacional. É a terceira taxa negativa consecutiva para a indústria de São Paulo, o que dá uma perda de 27,9% acumulada em três meses”, justificou Bernardo Almeida, analista da Coordenação de Indústria do IBGE. A indústria paulista opera agora em patamar 43,2% abaixo do pico de produção, que aconteceu em março de 2011.
O tombo foi puxado pelo setor de veículos automotores, principalmente pela menor fabricação de automóveis, e pela atividade de máquinas e equipamentos. No entanto, as perdas foram disseminadas entre os 18 segmentos da indústria paulista, com exceção das atividades de perfumaria, alimentos e produtos farmacêuticos. “São setores que são considerados essenciais dentro dessa pandemia”, justificou Almeida.
Na média nacional, a indústria recuou 18,8%. Além de São Paulo, outras sete região também tiveram queda na produção em abril. Entre as regiões pesquisadas, apenas Pará e Goiás escaparam do vermelho em abril ante março. Enquanto a indústria paraense foi impulsionada pela maior produção de minério de ferro, o parque industrial de Goiás teve desempenho positivo com base na produção dos setores alimentício e farmacêutico.
Na comparação com abril de 2019, a indústria nacional encolheu 27,2%, com nove dos 15 locais com recordes negativos. A queda na indústria paulista no período foi de 31,7%, devido a recuos em 15 das 18 atividades investigadas.
*Com Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
Operação mira rede ilegal de bets que movimentou R$ 734 milhões
A operação mobiliza cerca de 200 policiais civis das polícias civis do DF, São Paulo (PCSP), Goiás (PCGO), Paraná (PCPR), Ceará (PCCE) e Rio Grande do Norte (PCRN)
- Governo publica MP que define regras de transição para o ‘imposto do pecado’ Agência Brasil · há 9 horas
- CNC aciona STF para adiar fim da escala 6×1 Estadão Conteúdo · há 1 dia
- Cotado para Fazenda, Fonteles reduziu dívida no Piauí, mas teve déficit em metade dos anos Estadão Conteúdo · há 4 dias
- BC decreta liquidação extrajudicial da Credipaiva por grave violação de normas Estadão Conteúdo · há 3 semanas