Tarifas americanas sobre UE e China podem reduzir PIB global em 0,5% em 2025 e 2026, diz BCE
Olli Rehn, dirigente do Banco Central Europeu (BCE), alertou nesta terça-feira (11) sobre as consequências das tarifas impostas pelos Estados Unidos à União Europeia e à China. Segundo ele, essas medidas podem levar a uma redução de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB) global nos anos de 2025 e 2026. “O impacto na economia da zona do euro pode ser um pouco maior do que isso. Uma guerra comercial pode levar a pressões ascendentes e descendentes sobre os preços”, menciona a publicação. Rehn expressou preocupação com a possibilidade de uma guerra comercial, que poderia resultar em pressões inflacionárias.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Ele destacou que, embora a inflação na zona do euro esteja se estabilizando em torno de 2%, o crescimento econômico permanece limitado, o que pode agravar a situação econômica da região. Além disso, o dirigente do BCE enfatizou a importância de aumentar os investimentos em defesa na Europa. Para ele, é fundamental que os países europeus implementem soluções conjuntas que fortaleçam a segurança externa, especialmente em um cenário de incertezas globais.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
[jp-related-posts ids=”1874030,1874069″]
Assuntos
continue lendo
Mundo
Ícone do feminismo, Gloria Steinem morre aos 92 anos
Jornalista iniciou sua carreira jornalística no começo da década de 1960; causa da morte não foi divulgada
- PIB brasileiro tem 5º maior crescimento do mundo no 2º trimestre; leia ranking Agência Brasil · há 2 dias
- Governo estima aumento do salário mínimo para R$ 1.741 em 2027 Jovem Pan · há 3 dias
- Prejuízo líquido dos Correios sobe no 1º semestre, mas cai no 2º trimestre Estadão Conteúdo · há 5 dias
- Governo prorroga subvenção à gasolina até 9 de setembro, quando vence MP Estadão Conteúdo · há 1 semana