Além de Shia Labeouf, relembre 7 casos de atores que foram presos em protestos

  • Por Jovem Pan
  • 26/01/2017 11h55
Reprodução/ Youtube Atores que foram presos em protestos - Reprodução/ Youtube

Além de se dedicarem à carreira, são muitos os artistas que se envolvem em causas humanitárias e usam de sua visibilidade para defender movimentos. No entanto, eles não estão imunes a prisões.

Nesta noite de quarta-feira (25), o ator Shia Labeouf foi preso após uma confusão em protesto contra Donald Trump organizado por ele. Labeouf se irritou com outro protestante e, ao arranhá-lo, foi algemado e conduzido por policiais à uma delegacia.

Seja por motivos políticos, ambientais, animais ou humanitários, não são poucos os atores que já acabaram algemados por defenderem causas em protestos em manifestações.

Relembre alguns desses casos:

George Clooney

Bastante envolvido em causas humanitárias, George Clooney foi preso em frente a embaixada do Sudão nos EUA enquanto protestava contra as ações do presidente do país africano, Omar Al Bashir. Clooney foi acusado de invadir a embaixada enquanto denunciava a crise humanitária no Sudão. Ele e seu pai, Nick, foram algemados e transportados em uma van do Serviço Secreto. Clooney foi solto após pagar fiança de U$100.

Shailene Woodley

A protagonista de “A Culpa É das Estrelas” foi presa em outubro de 2016 enquanto participava de um processo pacífico contra a construção de um oleoduto na Dakota do Norte, nos EUA. Shailene estava fazendo uma transmissão ao vivo do protesto em seu Facebook e gravou o momento em que policiais a algemaram e a colocaram em uma van. Ela foi encaminhada para uma prisão e deixou o local algumas horas depois.

Jane Fonda

Ícone dos anos 60/70, Jane Fonda foi presa em 1970. Ela protestava durante uma manifestação de paz e foi detida ao ser acusada de chutar um policial.

Daryl Hanna

Conhecida por seus papeis em “Blade Runner” e “Kill Bill”, Daryl Hannah é ativista pela sustentabilidade. Em uma das manifestações das quais participou, contra extensão de uma tubulação de petróleo nos EUA, em frente a Casa Branca, ela foi algemada e presa.

Susan Sarandon

Conhecida por seu ativismo e já homenageada pela UNICEF como Embaixadora da Boa Vontade, Susan Sarandon foi presa em 1999. A atriz foi detida com outras 219 pessoas por “desobediência civil” durante um protesto contra a polícia, que havia atirado contra um imigrante africano desarmado.

James Cromwell

Premiado com um Emmy de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em “American Horror Story: Asylum”, James Cromwell é um grande defensor dos direitos dos animais. Vegetariano, o ator chegou a ser preso em 2013 quando interrompeu uma reunião na Universidade de Wisconsin para protestar contra a prática do local de manter experimentos e pesquisas em gatos.

Steve Buscemi

Antes de deslanchar sua carreira de ator, Steve Buscemi trabalhou como bombeiro. Assim, o ator se envolveu em diversos protestos contra o fechamento de 6 postos de bombeiros em Nova York no ano de 2003, mas acabou sendo preso por “invasão de propriedade privada”.