O que você sente ao ouvir sua música favorita? Saiba por que as canções mexem tanto com as pessoas

Nova rádio do grupo Jovem Pan estreia em 7 de setembro com hits que marcaram gerações, com foco em canções dos anos 70, 80, 90 e 2000

  • Por Jovem Pan
  • 05/09/2023 15h56 - Atualizado em 07/09/2023 10h01
Arte/Jovem Pan Trecho da campanha da estreia da nova rádio Classic Pan Trecho da campanha de estreia da nova rádio Classic Pan: 'O que foi sucesso não deve sair da sua vida'

O ato de escutar música é capaz de despertar pelo menos 13 emoções diferentes nas pessoas, de acordo com um artigo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). As canções são capazes de provocar diversas sensações no corpo humano. A executiva de vendas, Daniela Conceição, não consegue definir qual tipo de música gosta mais, mas tem uma canção em específico que mexe com os sentidos dela. “Fico bem emocionada quando escuto Your Song, do Elton John. É uma música que acho maravilhosa, tanto a melodia como a letra”, revela. O gosto pela música vem desde pequena, por influência dos pais. Hoje em dia, para cada momento, ela gosta de um estilo diferente. Mas o que Daniela não abre mão é de ouvir clássicos no rádio. “Eu sou uma pessoa que gosta muita de música, mas eu prefiro escutar pela rádio. Nessa parte, eu sou um pouco mais antiga. Eu tenho aquela lembrança de, desde criança, ter um rádio em casa que tocava as músicas, como Legião Urbana e Elton John”, recorda. Daniela também já transmite a paixão pela música para a geração futura, influenciando o filho de 3 anos, Vitor. “Ele tem muito isso, de escutar uma música e cantar. Acho que está pegando esse meu lado musical”, revela.

De acordo com o produtor musical, Luccas Trevisani, é preciso de uma série de combinações para que músicas se tornem atemporais. “Uma melodia memorável, uma letra inspiradora, que se conecta com o público, que ultrapassa gerações, que inspira e forma outros artistas também. Quando temos um clássico, você tem uma geração toda que se inspira e se passam décadas e a música continua influenciando o jeito das pessoas fazerem arte”, explica. Apaixonado também pelos clássicos, ele resolveu até fazer um álbum com as grandes canções dos Beatles, só que para bebês. “A gente fez regravações de Beatles em piano instrumental para bebê dormir. Isso é um exemplo do clássico, que pode se transformar em outro gênero que não foi o inicial”, complementa.

Grupo Jovem Pan, que atua no rádio com as redes nacionais Jovem Pan News e Jovem Pan FM, lançará, em São Paulo, a Classic Pan, emissora musical de formato adulto-contemporâneo que terá como foco hits musicais dos anos 70, 80, 90 e 2000. A futura Classic Pan FM 76.7 será inaugurada nesta quinta-feira, 7 de setembro, e também será transmitida pela AM 620. Com mais de 80 anos no mercado, a Jovem Pan se estabeleceu como uma referência no mundo da música no Brasil e desenvolveu a Classic Pan para conquistar os amantes da música que buscam unir qualidade sonora e preservar os detalhes de estúdio, assim como em um disco de vinil.

*Com informações da repórter Camila Yunes

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.